19 de Novembro - A nossa escola fez 23 anos!

No dia 19 de Novembro, comemorou-se o 23.º aniversário da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro. Em sessão muito animada, em que participaram alunos, professores e pais e encarregados de educação, foram entregues os diplomas aos alunos dos Quadros de Valor e de Valor e Excelência do ano lectivo 2008/09, bem como vários prémios e certificados relativos a actividades realizadas na escola durante o 1.º período.

A equipa da Biblioteca também esteve presente para entregar os diplomas e prémios aos vencedores do concurso "Sopa vitaminada come-se à colherada" e da oficina da escrita “Eu leio e reproduzo…

Aqui fica a apresentação de algumas fotos...

Oficina de Leitura na Biblioteca Municipal José Saramago

No dia 17 de Novembro, no âmbito da dinamização da leitura, a equipa de coordenação da BE, em colaboração com a Biblioteca Municipal, dinamizou o ateliê "Diz-me quem és, dir-te-ei o que lês". Os alunos do 8.º B mostraram grande empenho e entusiasmo no decorrer da actividade.


Nas fotos, podemos ver parte da assistência, a dinamizadora da sessão com os materiais que utilizou para a mesma, e alguns alunos absorvidos no trabalho proposto.

Guiões e Roteiros de Leitura - 1.º ciclo


Alguns trabalhos realizados no 1.º ciclo no âmbito da formação do PNEP estão agora disponíveis a partir da barra de hiperligações. São trabalhos de grande qualidade que nos orgulhamos de apresentar e que, estamos convictas, serão uma mais-valia para todos os professores do Agrupamento.

Semana da Ciência e da Tecnologia - de 21 a 27 de Novembro

No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, promovida pela Ciência Viva, o nosso Agrupamento vai participar nas seguintes actividades: Exposição e Laboratório Aberto das Ciências.
A Biblioteca associa-se a estas iniciativas, colaborando, em articulação com as disciplinas de Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais, na exposição a realizar de 24 a 27 de Novembro, conforme programa ao qual podes aceder aqui.

Concurso de Máscaras de Halloween

Cumprindo uma tradição de há já alguns anos, realizou-se no dia 30 de Outubro, na nossa escola o Concurso de Máscaras de Halloween. Uma assistência muito participativa seguiu entusiasmada o desfile dos concorrentes, todos "horrívelmente" trajados a preceito.
Os vencedores foram:
1.º lugar (ex aequo) - Raquel Flores, 5.º F e Leandro Marques, 6.º G
2.º lugar - Sara Oliveira, 5.º G
3.º lugar - Débora Fernandes, 7.º B
Aqui fica uma pequena apresentação para recordar...

A melhor sopa

O júri do concurso "Sopa vitaminada come-se à colherada" teve alguma dificuldade em escolher as três melhores receitas de entre as 63 recolhidas pelos professores de Ciências da Natureza nas turmas do 6.º ano.
A receita da sopa apresentada pelo Pedro Chaves do 6.º C foi a grande vencedora e, por isso, será confeccionada no refeitório para o almoço do dia do aniversário da nossa escola (19 de Novembro).


Aqui vai a receita:
SOPA DO AVÔ ABEL
Ingredientes:
1 kg de feijão catarino;
1 couve portuguesa;
2 nabos;
1/2 kg de cenouras;
6 colheres de sopa de azeite;
1 folha de louro;
1 raminho de salsa;
Água, q.b.;
Sal, q.b.
Como fazer:
Coze-se, numa panela, o feijão catarino em água abundante temperada com sal.
No passe-vite, reduzem-se os feijões a puré, reservando alguns inteiros.
Entretanto, lava-se a couve e corta-se às tiras tipo caldo verde, mas mais grosso.
Arranja-se o nabo e a cenoura em cubinhos.
Leva-se ao lume o puré de feijão. Quando estiver a ferver, juntam-se os cubinhos de nabo, de cenoura e a folha de louro.
Deixa-se ferver durante 30 minutos. Cinco minutos antes de apagar o lume, junta-se a salsa finamente picada e o azeite.
Depois do lume apagado, adicionam-se os feijões inteiros.

Semana da Biblioteca

Alunos e professores participaram com entusiasmo nas actividades da Semana da Biblioteca anteriormente divulgadas.
Destacamos, pela grande participação, o Concurso "Sopa vitaminada come-se à colherada" e a Oficina da Escrita "Leio e reproduzo" a partir do poema "As Florestas são Bibliotecas" de Jorge Sousa Braga.

Eis os vencedores:
Concurso "Sopa vitaminada come-se à colherada":
1.º lugar: Pedro Chaves, 6.º C - Sopa do Avô Abel
2.º lugar: Bianca Tavares, 6.º G - Sopa da Avô Hortense
3.º lugar: Rita Marques, 6.º H - Sopa dos 10 legumes

Oficina da Escrita:
Atribuído aos alunos do Ensino Especial pelo trabalho colectivo apresentado.

Parabéns a todos pelo empenho e pela qualidade dos trabalhos apresentados.

Divulgamos algumas imagens relativas às actividades.