Uma manhã republicana

Foram muitos os alunos que, acompanhados pelos professores ou por sua iniciativa, participaram entusiasticamente nas actividades "republicanas": concursos, passatempos, leitura de obras e visita às exposições sobre o tema.
Aqui ficam algumas imagens.

Comemoração da Semana da Biblioteca Escolar

A Semana da Biblioteca Escolar vai ser condignamente comemorada nas bibliotecas das escolas do 1.º ciclo com JI do agrupamento: as EB1/JI de Fanhões, EB1/JI da Fonte Santa, EB1/JI de Loures e EB1/JI de Lousa.
Aqui fica o convite a toda a comunidade escolar para participarem nas actividades a realizar nas quatro bibliotecas.

Sessões de formação de utilizadores


Tal como é habitual, realizaram-se, entre os dias 22 e 30 de Setembro, as visitas guiadas à Biblioteca para as turmas do 5.º ano. Auxiliados pela professora que os recebeu, e com apoio do guião de utilizador, os alunos ficaram a conhecer os vários espaços da biblioteca, o que podem fazer em cada um deles e as regras de funcionamento.
No final, aguardava-os uma grande surpresa: todos os alunos receberam um livro de oferta do PNL.


Esperamos que aproveitem bem os recursos que a biblioteca coloca à sua disposição!


Comemoração dos 100 anos da República

No dia 4 de Outubro,vão realizar-se, em todas as escolas do agrupamento, actividades comemorativas do Centenário da República.

Em Loures, a República foi proclamada no dia 4 de Outubro, algumas horas mais cedo do que na capital. No Centro Escolar Republicano, situado no Largo do Chafariz, actual Largo 4 de Outubro, reuniram-se Augusto Moreira Feyo, farmacêutico, Manuel Marques Raso, padeiro, Jacinto Duarte, operário da Cãmara Municipal, José Joaquim Veiga, escrivão das Finanças, Joaquim Augusto Dias, comerciante, António Rodrigues Ascenso, ourives e relojoeiro, José Paulo Oliveira, comerciante e regedor, José Ferreira Cleto e outros cidadãos que constituíam a Junta Revolucionária. Cerca das 15 horas, dirigiram-se para os Paços do Concelho, na Rua Azevedo Coutinho, actual Rua da República, n.º 70, que ocuparam, hasteando uma bandeira republicana e declarando a proclamação da República pela voz de Augusto Moreira Feyo.

Na nossa biblioteca, ao longo da semana, irão realizar-se várias actividades no âmbito da referida comemoração.

PROGRAMA DE ACTIVIDADES DA BE:
- Exposição "Olhares sobre a República";
- Divulgação de trabalhos elaborados por alunos e professores alusivos ao tema "A República";
- Passatempos republicanos;
- Concursos;
- Filmes sobre a República.