Prémios de frequência da Biblioteca

E para terminar da melhor forma este 1.º período lectivo, foram entregues os prémios de frequência aos alunos mais assíduos em cada espaço.


Leitura - Igor Garcia, 9.º B
Leitura Domiciliária - Marcelo Correia, 8ºD
Trabalho Autónomo - Margarida Nobre, 9ºC
Audiovisuais - Rodrigo Vieira, 5.º H
Informática - Maria Mendes, 8ºA
Parabéns! Queremos continuar a ver-vos na biblioteca...

Desejamos a todos um Feliz Natal e votos de um Bom 2011. Em Janeiro cá estaremos de novo com muitas surpresas e novidades.

Exposições na Biblioteca

Mais uma vez a nossa biblioteca acolheu os trabalhos realizados no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia (de 22 a 26 de Novembro) e da Semana da Música (de 13 a 17 de Dezembro), que acrescentaram mais conhecimento e cor a este espaço.

Atelier de Leitura e Escrita

No âmbito do trabalho de parceria já desenvolvido, em anos anteriores, entre a equipa coordenadora da Biblioteca e a Biblioteca Municipal José Saramago, os alunos das turmas do 9ºB e do 8ºE tiveram o privilégio de participar no ateliê de leitura e de escrita A Biblioteca Infinita no Olhar de Borges, que decorreu na Biblioteca Municipal José Saramago no dia 25 de Novembro.




A equipa de animadores da Biblioteca Municipal de Lisboa, utilizando uma estratégia interactiva, proporcionou aos alunos, não só o contacto com excertos das obras de José Luís Borges, como a produção dos seus próprios textos a partir da exploração dos referidos excertos. No final, cada grupo escolheu um porta-voz que apresentou o texto produzido.
Os alunos foram os “protagonistas” do atelier, podendo vivenciar situações e sentimentos, assumindo a condição de invisuais, como o próprio autor em análise.
Temática pertinente a da Deficiência Visual, quando se aproximava a comemoração do dia Internacional da Pessoa com Deficiência (a 3 de Dezembro), a qual foi trabalhada pelos alunos nas aulas de Formação Cívica.
Aqui ficam algumas fotos ilustrativas desta iniciativa.

Ainda a Semana da Biblioteca...

Não quisemos deixar de colocar aqui os comentários dos nossos alunos sobre as sessões com a contadora de histórias Xana Furtado ("Tapetes de Histórias") e com o Dr. Alfredo Leite ("Contos com reflexão"), porque demonstram o entusiasmo e envolvimento com que participaram nas actividades referidas.

O que eles escreveram sobre os "Tapetes de Histórias":

“Eu gostei muito da sessão “Tapetes de Histórias” que houve na Biblioteca. Adorei a história dos “Três cabelos de ouro do Diabo”. Fiquei espantada com a garra com que a professora Xana contou todas as histórias, ela é uma excelente comunicadora. Eu até fiquei, logo, com muita curiosidade de as ler. Ouvir histórias é importante para os alunos começarem a pensar que ler é muito importante.”
Clementina Vicente, 5ºB

“Eu gostei muito da sessão “Tapetes de Histórias” porque teve emoção, criatividade e foi feita com fantoches e teatro. As histórias que mais me agradaram foram “ O ladrão debaixo da cama” e "A Árvore “. Eu acho que a biblioteca deve continuar a realizar estas actividades para que todos os alunos tenham oportunidade de ouvir contar histórias maravilhosas. Estou a ler o livro “O ladrão debaixo da cama”.
Erica Inês Cardoso, 5ºB

“Na minha opinião, é muito importante realizar este tipo de actividades, pois acho que aumentam o interesse dos alunos pela leitura.”
António Afonso, 5ºA


O que eles escreveram sobre os "Contos com Reflexão":

“O Essencial é invisível para os olhos”
“Ao chegar à Biblioteca, pensei que seria mais uma daquelas palestras”secas”, mas logo percebi que não!
O objectivo não era ler…
O objectivo não era despejar” moral”, como muitas vezes o fazem.
O objectivo era outro: mostrar-nos que quem escreve a nossa história somos nós. O nosso caminho é construído por nós: não nos devemos limitar a sonhar, é preciso lutar para realizar os nossos sonhos. A vida é difícil. Quem disse que era fácil?
Perderam-se noventa minutos de aula, mas ganhamos uma lição para a vida “.
Estefânio Fernandes, 9ºB

“A organização da sessão “Contos com Reflexão” sobre o livro “O Principezinho” para os alunos do 8º e 9º Anos foi uma boa ideia.
Com esta sessão podemos reflectir em vários aspectos da nossa vida que talvez não pensássemos noutras circunstâncias. Ajudou-nos, também, a perceber melhor a mensagem ou as mensagens deste livro que é para todas as idades.
Já tive oportunidade de ler “O Principezinho” após esta sessão e adorei o livro! As mensagens que tirei dele foram, algumas, as mesmas que foram transmitidas na sessão, mas, no geral retirei, ainda, novas mensagens. Acho que o livro é um tributo à VIDA.
A aventura do principezinho só acontece uma vez na vida e, por vezes, nem essa sorte temos. Em resumo, achei a realização desta sessão uma excelente ideia. Não perdemos nada, aliás, ganhámos muito – 10 lições p’ra Vida…”
Igor Garcia, 9ºB


“Penso que cada vez mais, perante um Mundo tão complicado que nos rodeia, não podemos olhar só para tudo o que nos é dado e colocado à nossa frente. (…) Penso que só alcanço um sentimento de orgulho no trabalho e nas conquistas que faço no dia a dia, quando tento aplicar o meu esforço mental e físico em objectivos que pretendo alcançar. Se tudo me for oferecido e facilitado para os alcançar, faz-me sentir que não vale a pena lutar por eles, nem mostrar a mim e aos outros, do que sou capaz. (…)
Pedro Rio, 9ºB

Novidades na Biblioteca

Muito em breve estarão disponíveis os novos livros, filmes, Cd áudio e jogos adquiridos para a nossa Biblioteca.

A aquisição de alguns destes materiais foi sugerida pelos vários grupos disciplinares e pelos próprios alunos (que, como sempre, estão muito atentos às novidades que vão aparecendo) .

Aqui fica a lista. Divirtam-se!

LIVROS
- Falha de Cálculo - Margarida Fonseca Santos - Edições Gailivro
- Desarrumar - Margarida Fonseca Santos - Edições Gailivro
- Em busca do mapa desaparecido - Ulysses Moore – Editorial Presença
- Planeta em perigo – Nick Arnold - Europa-América
- Mistério na 1.ª República – Patrícia Reis - Editorial Planeta
- Chamo-me… Almeida Garrett - Maria Inês Almeida - Didáctica
- Chamo-me… Amália - Maria Inês Almeida - Didáctica
- Uma pequena história do Mundo – E.H. Gombrich - Editora Tinta da China
- Um Susto de Colaboradora - Gerónimo Stilton - Editorial Presença
- Salvemos a Baleia Branca - Gerónimo Stilton - Editorial Presença
- Desastre no Dia de São Valentim - Gerónimo Stilton - Editorial Presença

- Ai Quiseste ir de Férias, Stilton? - Gerónimo Stilton - Editorial Presença
- Dona Amélia - Isabel Stilwell - Esfera dos Livros
- Catarina de Bragança - Isabel Stilwell - Esfera dos Livros
- Morro bem, salvem a pátria! – José Jorge Letria - Oficina do Livro
- A papisa Joana - Donna Woolfolk Cross - Editorial Presença
- Teens vs A Misteriosa Cidade subterrânea - Francisco Salgueiro - Oficina do Livro
- 1910 a duas vozes – Fernando Rosas e Mendo Henriques Bertrand

A Biblioteca recebeu também, do PNL/Jornal Sol, no âmbito do Concurso "Quem conta um conto… acrescenta um ponto", vários exemplares da Colecção Clássicos Portugueses contados às Crianças.




CD Áudio

- Morangos com açúcar – Vol. 12 – Vive o teu talento


- Linkin Park – Minutes to midnight


- Shakira – Grandes êxitos




DVD
- A Lista de Schindler
- Favores em cadeia
- A vida é bela
- Nanny McPhee e o toque de magia
- Como treinares o teu dragão
Para abrir o apetite, aqui fica o trailer do filme "Como treinares o teu dragão".



Feira do Livro

Photobucket

Entre os dias 29 de Novembro e 7 de Dezembro, irá decorrer, na Biblioteca da escola, a habitual e tão aguardada Feira do Livro, que, desta vez contará com a colaboração da Leya.
Alunos, professores, encarregados de educação e funcionários, terão oportunidade de aproveitar os descontos especiais para fazer as suas compras de Natal.

Bom Natal com bons LIVROS!!!

Semana da Biblioteca

Foi com enorme entusisasmo que os alunos e os professores da escola participaram nas actividades da Semana da Biblioteca. Aqui fica uma apresentação dos momentos mais significativos.


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Another digital slideshow by Smilebox

Semana da Biblioteca

Na nossa escola, a Semana da Biblioteca vai ser comemorada entre os dias 8 e 12 de Novembro, com a relização das seguintes actividades:

Dia 8 de Novembro
- "Tapetes de Históras", com a contadora de histórias Alexandra Furtado.

Dia 9 de Novembro
- Contos com reflexão - Motivar os alunos dos 8.º e 9.º anos para a Leitura.

Dia 12 de Novembro
- Contos com reflexão - Motivar os alunos do 7.º ano para a Leitura

Concursos:
- À procura do livro perdido
- À descoberta do autor misterioso
- Quem quer ser sábio?
- Toto CDU

Oficina da escrita - A partir do tema "E se de repente... vos pedíssemos para escreverem ums história?"

Exposição de novas aquisições para a biblioteca.

Consulta o programa da actividades da Semana da Biblioteca e as sugestões para a oficina da escrita.

Uma manhã republicana

Foram muitos os alunos que, acompanhados pelos professores ou por sua iniciativa, participaram entusiasticamente nas actividades "republicanas": concursos, passatempos, leitura de obras e visita às exposições sobre o tema.
Aqui ficam algumas imagens.

Comemoração da Semana da Biblioteca Escolar

A Semana da Biblioteca Escolar vai ser condignamente comemorada nas bibliotecas das escolas do 1.º ciclo com JI do agrupamento: as EB1/JI de Fanhões, EB1/JI da Fonte Santa, EB1/JI de Loures e EB1/JI de Lousa.
Aqui fica o convite a toda a comunidade escolar para participarem nas actividades a realizar nas quatro bibliotecas.

Sessões de formação de utilizadores


Tal como é habitual, realizaram-se, entre os dias 22 e 30 de Setembro, as visitas guiadas à Biblioteca para as turmas do 5.º ano. Auxiliados pela professora que os recebeu, e com apoio do guião de utilizador, os alunos ficaram a conhecer os vários espaços da biblioteca, o que podem fazer em cada um deles e as regras de funcionamento.
No final, aguardava-os uma grande surpresa: todos os alunos receberam um livro de oferta do PNL.


Esperamos que aproveitem bem os recursos que a biblioteca coloca à sua disposição!


Comemoração dos 100 anos da República

No dia 4 de Outubro,vão realizar-se, em todas as escolas do agrupamento, actividades comemorativas do Centenário da República.

Em Loures, a República foi proclamada no dia 4 de Outubro, algumas horas mais cedo do que na capital. No Centro Escolar Republicano, situado no Largo do Chafariz, actual Largo 4 de Outubro, reuniram-se Augusto Moreira Feyo, farmacêutico, Manuel Marques Raso, padeiro, Jacinto Duarte, operário da Cãmara Municipal, José Joaquim Veiga, escrivão das Finanças, Joaquim Augusto Dias, comerciante, António Rodrigues Ascenso, ourives e relojoeiro, José Paulo Oliveira, comerciante e regedor, José Ferreira Cleto e outros cidadãos que constituíam a Junta Revolucionária. Cerca das 15 horas, dirigiram-se para os Paços do Concelho, na Rua Azevedo Coutinho, actual Rua da República, n.º 70, que ocuparam, hasteando uma bandeira republicana e declarando a proclamação da República pela voz de Augusto Moreira Feyo.

Na nossa biblioteca, ao longo da semana, irão realizar-se várias actividades no âmbito da referida comemoração.

PROGRAMA DE ACTIVIDADES DA BE:
- Exposição "Olhares sobre a República";
- Divulgação de trabalhos elaborados por alunos e professores alusivos ao tema "A República";
- Passatempos republicanos;
- Concursos;
- Filmes sobre a República.

Novidades - livros

No âmbito da comemoração do Centenário da República, que preparamos com muito entusiasmo e empenho nas escolas do agrupamento, adquirimos alguns títulos que, certamente, ajudarão alunos e professores no desenvolvimento das actividades previstas:

- O 5 de Outubro e a Primeira República, de António Reis, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Ed. Caminho

- Era uma vez a República , de José Fanha, Ed. Gailivro

- O Dia em que mataram o Rei,
de José Jorge Letria, Texto Editora





Acabadinho de chegar!


"Alice no País das Maravilhas" é uma delícia para os nossos olhos!
Trata-de um um filme realizado por Tim Burton com base na obra do escritor britânico Lewis Carroll.
Com 19 anos, Alice é uma jovem casadoira que foge da festa onde é pedida em casamento em frente a centenas de convidados. Ao seguir o Coelho Branco, volta a cair na toca que a leva ao País das Maravilhas, onde ela estivera em criança mas do qual já nada recorda. O local está agora subjugado pelo império da Rainha Vermelha e o papel de Alice será libertar aquele local fantástico dos grilhões da tirania.

Bom ano lectivo!


2010/11 chegou! Estamos a iniciar mais um ano lectivo. Esperamos que tenhas começado "com o pé direito", cheio de energia e vontade de trabalhar.

Já sabes que podes contar com a tua biblioteca! Aqui podes estudar, aprender e ocupar os teus tempos livres de forma mais divertida.

Temos muito para te oferecer: novas actividades e muitas novidades. Para estares bem informado, fica atento ao blogue da biblioteca e, sempre que puderes, visita-nos. Estamos sempre à espera que apareças!

Bom ano!

Boas férias com boas leituras



A equipa da Biblioteca, finalmente quase a ir de férias, deseja a todos uns excelentes dias de descanso. E como queremos que vão bem acompanhados, aqui deixamos algumas sugestões de bons livros:


- O Palhaço Verde, Matilde Rosa Araújo - Livros Horizonte
- Se eu ficar, Gayle Forman - Editorial Presença
- O Rapaz do Pijama às Riscas, John Boyne - Edições Asa
- A Erva milagrosa, Rosa Lobato de Faria - Oficina do Livro
- 7x1910- Histórias da República, Margarida Fonseca Santos - Gailivro
- Um Susto de Colaboradora, Geronimo Stilton - Editorial Presença
- Num Reino do Norte, Ana Saldanha - Editorial Caminho

Para os mais velhos:
- Dona Amélia, Isabel Stilwell - Esfera dos Livros
- Poemas escolhidos, António Gedeão- Sá da Costa
- Fúria Divina, José Rodrigues dos Santos - Gradiva
- África Acima, Gonçalo Cadilhe - Oficina do Livro

Novas bibliotecas no Agrupamento

O nosso agrupamento está mais enriquecido, com a inauguração de duas bibliotecas escolares: no dia 19 de Maio foi inaugurada a BE da EB1/JI de Fonte Santa e no dia 1 de Junho a da EB1/JI de Lousa.
Na Fonte Santa, após as intervenções dos representantes das várias entidades, os alunos brindaram os presentes com uma adaptação da obra de Luís Ducla Soares, "Todos no Sofá". E que interpretação brilhante fizeram ao darem vida a alguns escritores famosos: Luís de Camões, António Mota, Luísa Ducla Soares, António Torrado, entre outros! A madrinha desta biblioteca, Carla Mendonça Pires, colaborou também nesta dramatização.
Na EB1/JI de Lousa, os alunos fizeram também uma dramatização inspirada na obra "A Porta", do padrinho da biblioteca, o escritor José Fanha, recreando personagens de histórias tradicionais.
Seguiram-se depois as cerimónias de inauguração, sendo os alunos surpreendidos com a animação realizada pela equipa de animadores da Biblioteca Municipal José Saramago.
Os novos espaços de cultura e lazer constituirão, sem dúvida, uma mais-valia para os alunos, professores e famílias, assumindo-se, assim como importantes centros de aprendizagem abertos a todo o agrupamento.

Escritor Patrono da Turma

Esta actividade, que iniciámos neste ano lectivo, decorreu com muito entusiasmo e empenho por parte de alunos e professores. As turmas que participaram elegeram o seu escritor patrono e, ao longo do ano, desenvolveram trabalhos sobre ele. Estiveram envolvidas 31 turmas (cerca de 775 alunos) e 35 professores. O balanço foi muito positivo, tendo a qualidade e a diversidade dos trabalhos produzidos excedido largamente as nossas expectativas iniciais. Sem dúvida, uma iniciativa a manter para o próximo ano lectivo!
Mostramos um pequeno slideshow com alguns dos trabalhos mais significativos.

Novidades

A partir do dia 18 de Maio, estarão disponíveis os novos livros, filmes, cdroms e jogos adquiridos para a nossa Biblioteca. Alguns destes materiais foram sugeridos pelos próprios alunos.

Aqui fica a lista. Divirtam-se!

LIVROS
- Bocas Animais Extraordinários - X. Gutiérrez e N. Fernández
- Mundos Secretos, C. de Leitores
- História de Portugal - Rui Ramos (coord.)
- História do Ensino em Portugal - Rómulo de Carvalho
- Um Auto à República _ Cidália Fernandes
- A Revolução do 25 de Abril explicada aos jovens - Carlos Rebelo e Vítor Tavares
- Lendas da História de Portugal - Carlos Rebelo
- História de Portugal – Da República à União Europeia - Maria Cândida Mendonça
- D. Pedro I - Cristina Pimenta
- D. Manuel I - João Oliveira e Costa
- D. Filipe III - António de Oliveira
- Meia hora para mudar a minha vida - Alice Vieira
- Maria atravessa o Atlântico - Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho
- Vovô Tsongonhana - Augusto Carlos
- Salvemos a baleia branca - Geronimo Stilton
- Uma Aventura no Pulo do Lobo - Ana M. Magalhães e I. Alçada
- O Diário de um Banana - Jeff Kinney
- Os provocadores, os fala-barato e os falsos amigos - Jenny Alexander
- Nómada - Stephenie Meyer
- Camões, o Super-Herói da Língua Portuguesa - Maria Alberta Menéres
- A Primeira Chave - Ulysses Moore
- Histórias para contar em minuto e meio 1, 2 e 3 _ Isabel Stilwell
- O meu primeiro Portugal - José Jorge Letria
- O meu primeiro Fernando Pessoa - Manuel Júdie e Pedro Proença
- A minha primeira Sophia - Fernando Pinto do Amaral
- D. Amélia - Isabel Stilwell
- Clementina - Sarah Pennypacker
- Se eu ficar - Gayle Forman
- A Sacerdotisa dos Penhascos - Sandra Carvalho
- Marina e a escama de cristal - Maria Teresa Maia Gonzalez

FILMES

- Avatar
- Lua Nova
- 2012
- Monstros vs Aliens
- UP Altamente
- Bolt



CDROMS
As Aventuras de Simão na Rua - Guia de Segurança Infantil

JOGOS
SUPERMATIK – Inglês
SUPERMATIK – História de Portugal

Comemoração do centenário da República - O último jantar oficial do rei D. Manuel II

O Centenário da República continua a ser comemorado nas escolas do agrupamento.

Na EB1/JI da Fonte Santa, no âmbito do PNEP, a professora Ana Leal elaborou e aplicou um ateliê de escrita sobre D. Manuel II na sua turma do 4.º ano. Os alunos empenharam-se com entusiasmo na escrita dos diversos textos propostos, e, por isso, o resultado só podia ter sido excelente. Aqui ficam algumas fotos.

A proposta de trabalho pode ser consultada aqui.

Semana de Acção Global pela Educação

Inserido na Campanha Mundial pela Educação, a Escola EB 2,3 Luís de Sttau Monteiro convida toda a comunidade educativa a associar-se à iniciativa "1GOAL", participando no jogo de futebol que se vai realizar no dia 20 de Abril pelas 15 horas, no campo do Clube Sportivo de Loures.
Esta iniciativa alerta para o 2.º Objectivo de Desenvolvimento do Milénio, "Alcançar o Ensino Primário Universal".
O 1GOAL é uma campanha que aproveita o poder do futebol para assegurar que a educação para todos é o legado duradouro do Mundial de Futebol da FIFA. Ao levantar as nossas vozes por todo o mundo acreditamos que, juntos, podemos fazer da educação uma realidade para milhões de rapazes e raparigas que continuam fora da escola.

Semana da Leitura 2010

Como já vem sendo hábito, as actividades realizadas na Semana da Leitura constituíram momentos significativos da vida da Biblioteca e da Escola. De forma muito entusiasta e empenhada, participaram alunos, professores, encarregados de educação e assistentes operacionais.
Das actividades realizadas, salientamos, pelo impacto que tiveram na comunidade educativa:
- Momentos de Leitura - Para dar início à Semana da Leitura foram lidos textos em todas as turmas da escola em simultâneo.
- Sessão de Contos Populares e Tradicionais dinamizada pelo contador de histórias Ângelo Torres
- Sessões de Leitura nas turmas por alunos, professores, encarregados de educação e funcionários.
- Encontro com a escritora Alice Vieira
Aqui ficam algumas imagens.

"Andakatu vai à Escola"

Durante o mês de Fevereiro, no âmbito dos conteúdos programáticos referentes à Pré-História, e inserido no Projecto de Educação pelas Artes e Património, deslocaram-se à nossa escola monitores do Ateliê do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação. Os alunos dos 5.º e 7.º anos tiveram o privilégio de assistir a uma demonstração experimental, reproduzindo os utensílios e a história da civilização humana.

A par e passo com a actividade do Andakatu, esteve patente, na Biblioteca, uma exposição com objectos reais, recolhidos no nosso país, a maior parte deles relativos à época do paleolítico, recolhidos em Grândola, Évora, Samarra e Casal do Monte (Santo António dos Cavaleiros).
O concurso "Quem quer ser sábio", promovido pela Biblioteca, teve como base os materiais e os cartazes informativos expostos.

Foi desta forma entusiástica que alunos e professores "viajaram" até ao período da Pré-História, vivenciando experiências marcantes na evolução da humanidade.

Deixamos algumas imagens das sessões realizadas.