Semana da Leitura - Encontro com a escritora Marina Santos

É já no dia 14 de março, no âmbito da Semana da Leitura, que receberemos a escritora Marina Santos para duas sessões com os alunos dos 5.º e 6.º anos. As turmas C e D do 5.º ano e H e I do 6.º ano, estão já a ler as obras da coleção "Clube dos Exploradores" e a preparar entusiasticamente o encontro com a escritora.

Aqui fica uma pequena biografia de Marina Santos, extraída do site Clube dos Exploradores, no qual é possível ficares a saber muito mais sobre a escritora e todos os livros e personagens da coleção.

Marina Isabel Pereira dos Santos Fonseca nasceu em Lisboa a 3 de novembro de 1971.

Casada e com dois filhos, procura conciliar a vida familiar com a atividade de escritora, as funções que desempenha na Câmara Municipal de Loures e, ainda, com a Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação.

Sempre frequentou a Ericeira onde fez muitos e bons amigos e foi, justamente, nas experiências que ali viveu que se inspirou para criar "Os Exploradores".

Com o primeiro livro, "O Clube dos Exploradores", vê concretizado um sonho que mantinha desde os dez anos, idade em que se iniciou no exercício da escrita.

A coleção "Clube dos Exploradores" já conta com seis títulos, sendo um projeto de longa data que ainda prevê muitas e mais aventuras.

Visita do JI de Casaínhos

Foi com muito prazer que recebemos a visita dos meninos e meninas do JI de Casaínhos que, no dia 1 de fevereiro, vieram conhecer a biblioteca da escola sede.
Após uma breve visita guiada aos vários núcleos deste espaço, ouviram, com muita atenção e entusiasmo, três histórias da Biblioteca Digital.







Gostamos muito de os receber e aqui deixamos algumas fotos para se lembrarem deste momento.

Semana dos Afetos

Durante esta semana e no âmbito da Semana dos Afetos, a biblioteca está a dinamizar algumas atividades que se desenvolverão atá ao final do mês:
- Concurso Da Imagem à Escrita, a partir de um mote e de uma imagem da obra O amor de Pedro e Inês, de José Jorge Letria.
- Concurso de leitura sobre a obra O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado.


Divulgamos, ainda, algumas sugestões de livros e filmes sobre a temática dos afetos.


Uma fabulosa homenagem aos livros

Nomeado para o Óscar na categoria de melhor curta-metragem de animação de 2012, "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” (em Português, “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore”) é uma autêntica delícia em 13 minutos. Da autoria de William Joyce e Brandon Oldenburg, este filme fala sobre o poder curativo de uma história e sobre a importância de manter vivo o prazer da leitura.
É uma emocionante narrativa sobre as pessoas que dedicam as suas vidas aos livros e como os livros retribuem essa dedicação.


The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore from Moonbot Studios on Vimeo.