Lançamento do projeto "Eu vou à Biblioteca"

No dia 4 de junho, na Biblioteca Municipal José Saramago, foi feita a apresentação formal do projeto "Eu vou à Biblioteca", com a atividade de promoção/dinamização da leitura - Laboratório de investigação em Bibliotecas, pela companhia de teatro "Andante". O objectivo deste ateliê é  promover a leitura e fornecer pistas para a tornar mais fácil e mais apelativa.
Nas duas sessões realizadas, estiveram presentes as turmas D do 6.º ano e A do 5.º ano.

Dois detectives procuram descobrir o criminoso que tem roubado e adulterado as palavras dos livros. Contam com a participação dos alunos para acelerar a descoberta. Para que esta procura surta algum efeito, os alunos terão que... ler. Assim mesmo: leitura. Em silêncio e em voz alta, recriando as situações e personagens propostas ou fazendo jogos simples que ajudam a criar competências leitoras. 

Os alunos do 6.º D descreveram, desta forma, a sua participação na atividade:
No dia 4 de junho, deslocámo-nos à Biblioteca José Saramago para assistirmos a uma atividade de promoção/dinamização da Leitura.
Aderimos muito bem a esta atividade em que participamos ativamente. Alguns de nós fizeram de investigadores, outros dramatizaram um excerto da obra “D, Quixote de La Mancha”, outros fizeram uma leitura rítmica de um poema, e outros ainda “descobriram” nas estantes livros mal arrumados e responderam a perguntas dos animadores.
Os animadores Ana e Tomias, ela caraterizada de detetive e ele de “Principezinho”, motivaram-nos, sobretudo a Ana, devido à sua expressividade, dicção e ao vasto campo lexical utilizado. Fez-nos entrar no enredo das múltiplas histórias interligadas pelo mesmo enigma – o ladrão de palavras.
Foram abordadas várias obras de vários escritores tanto portugueses como estrangeiros.
Não se deu pelo tempo passar por estarmos envolvidos na descoberta do enigma e ansiosos por descobrir o “ladrão”, mas … não foi o que aconteceu. Os animadores indicaram-nos o livro “Conto estrelas em ti”, onde poderemos finalmente descobrir o crime, mas na nossa escola.
Alguns de nós ficaram muito motivados para ler algumas das obras abordadas.

Aqui ficam algumas fotos das duas sessões realizadas.

0 comentários: