Encontro com a escritora Marina Santos

No dia 14 de março, tivemos o prazer de receber a escritora Marina Santos.
Para os alunos das turmas C e D do 5ºano e H e I do 6ºano, que leram e trabalharam as obras da coleção “Clube dos Exploradores”, tinha chegado o momento especial - podiam, agora, conhecer e conversar com a pessoa que escrevera as aventuras. E que bem o fizeram… para além das muitas perguntas que colocaram, esmeraram-se e presentearam a escritora com a leitura dos poemas, canções, dramatizações, um conjunto de marcadores e outros trabalhos alusivos ao conteúdo das obras e das personagens. Para recordar a presença na nossa escola, os alunos do 6ºI ofereceram-lhe um lindo prato, feito no Clube do Artesanato.
Obrigada, Marina Santos, pela sua disponibilidade, simpatia e por nos ter proporcionado um fantástico momento de promoção da leitura!

E, agora, a opinião que a escritora registou no facebook sobre estas sessões:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.408191879195932.115160.163153363699786&type=1

Para ver e rever, deixamos a apresentação das fotos de alguns dos momentos mais significativos.


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
A digital slideshow by Smilebox

Semana da Leitura – Notícias…

Em “redor” dos livros e de (das) leituras, comemorámos, mais uma vez, a Semana da Leitura. E, logo no dia 5 de março, no 1º turno da manhã e da tarde, o toque “especial” da campainha da escola convocou todos os professores e alunos para a leitura de diferentes textos sobre a temática da Cooperação/Solidariedade – “Os Momentos de Leitura” tinham dado o mote para as outras atividades que se iriam desenvolver.
Ao longo de duas semanas, muitos alunos e um número significativo de professores participaram nos diversos concursos realizados e na Oficina da Escrita “Da imagem à palavra”. Tiveram, também, oportunidade de ver os trabalhos realizados pelos colegas, os quais se encontravam expostos na Biblioteca e de “tocar” nos novos livros e filmes que a todos nos irão enriquecer. E, para terminarmos da melhor maneira, os três primeiros classificados nos Top Leitor (presencial e domiciliária) foram comtemplados com prémios: um diploma e um livro.
Parabéns muito especiais para os seguintes alunos:

Leitura Presencial:
1ºAlishah Jivraj - 5ºG
2ºJoão Martins – 8ºE
3ºBernardo Santos – 5ºE

Leitura Domiciliária:
1ºLuís Pereira – 5ºG
2ºEster Indi - 8ºA
3ºCarolina Vicente – 8ºC

Esperamos que a magia dos livros e das leituras chegue cada vez a um maior número de utilizadores e que se concretize em momentos de prazer e de conhecimento.

Cartaz da Semana da Leitura

A celebração da Semana da Leitura junta-se, mais uma vez, à comemoração da temática proposta pela ONU para o ano em causa. Assim, a 6.ª edição da Semana da Leitura, que irá decorrer em 2012, centra-se na “Cooperação/Solidariedade”.
Entre 5 e 9 de Março de 2012, propõe-se, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões transversais que preocupam o mundo atual e que, estando relacionadas com a temática proposta para esta edição, abordem áreas que podem ir da cooperação entre etnias e culturas ou entre meios rurais e meios urbanos, até preocupações relacionadas com a educação, a saúde, o lazer, os recursos naturais ou as fontes de energia.

Das várias actividades previstas para a nossa escola salientamos:



- Momentos de Leitura - 5 de março

À semelhança das outras escolas do agrupamento, serão lidos textos relacionados com a temática "Cooperação/Solidariedade".
- Leituras cruzadas - De 5 a 16 de março

- Encontro com a escritora Marina Santos - 14 de março - 2 sessões: 5.º C, 5.º D, 6.º H e 6.ºI

- Encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez - 17 de abril - 1 sessão: 7.º A, 8.º C e 9.º A


Convidamos toda a comunidade educativa a participar nas atividades previstas.

Aqui fica o cartaz da Semana da Leitura da nossa escola.