Noite de Fado - "Coimbra: o canto das palavras"

A Câmara Municipal de Loures, associando-se às comemorações do Dia Mundial de Poesia, do Dia Mundial do Livro e à consagração do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, vai realizar a iniciativa Noite de Fado “Coimbra: o canto das palavras”, no próximo dia 4 de Maio, pelas 21.30h, na Biblioteca Municipal José Saramago. A entrada é livre.

Aqui fica o programa:

Encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez

Foi com redobrado entusiasmo e expectativa que, pela segunda vez, recebemos a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.
As turmas do 7ºA, 8ºC e 9ºA, orientadas pelas respetivas professoras de Língua Portuguesa, leram e trabalharam várias obras desta escritora.
A sessão teve início com a leitura do bonito poema, Reencontro esperado, escrito pela aluna Rita Coutinho do 6ºB. De seguida e, revelando um grande sentido de responsabilidade, um aluno de cada turma apresentou à escritora e a todos os presentes os livros lidos e os trabalhos realizados, os quais se encontravam expostos na Biblioteca.
Chegado o momento do diálogo, a escritora, mais uma vez, respondeu com "alma", profundidade e energia a todas as questões que lhe foram colocadas, tocando temas e valores que nos fazem parar e refletir, mas, ao mesmo tempo, pensar que somos capazes de sermos melhores pessoas. A serenidade sentiu-se na sala e, sobretudo nos rostos de muitos dos alunos presentes.
Como recordação, os alunos ofereceram-lhe alguns dos seus trabalhos e um saco da biblioteca. Em nome de toda a escola, os alunos do Clube de Artesanato pintaram e ofereceram-lhe um lindo lenço.
É de salientar, a qualidade e a diversidade dos trabalhos produzidos, nomeadamente: textos, em prosa e poesia, sobre as temáticas abordadas nas obras ( droga, bullying, relações na família e entre amigos e adolescência), recriação escrita de parte dos livros lidos, entrevistas imaginárias, fichas de leitura, retratos, acrósticos, entre outros.

Obrigada, Maria Teresa. Gostámos de a ter entre nós.

Para recordar esses momentos, aqui ficam algumas fotos do encontro.

Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
A photo album by Smilebox

23 de abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado desde 1996, e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, com o objectivo de promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade.


Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, neste dia, faleceram importantes escritores como Miguel de Cervantes (de nacionalidade espanhola, autor da obra Dom Quixote) e William Shakespeare (dramaturgo e poeta inglês, famoso sobretudo pelas suas peças de teatro, das quais destacamos Romeu e Julieta).

Este ano, 2012, o Dia Mundial do Livro associa-se à comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. A Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas promoveu a edição do cartaz que apresentamos e lançou o passatempo “Avô, como era no seu tempo?", cujo regulamento podes consultar aqui.

82.ª Feira do Livro de Lisboa


A Feira do Livro de Lisboa vai já entrar na sua 82.ª edição. Decorre no Parque Eduardo VII, entre os dias 24 de Abril e 13 de Maio de 2012, de acordo com o horário seguinte: 2.ª a 5.ª feira das 12.30h às 23.00h; 6.ª feira das 12.00h às 24.00h; sábados das 11.00h às 24.00h; domingos das 12.00h às 23.00h.
É um acontecimento que se repete ano após ano de forma a divulgar e a incutir nos portugueses o gosto pela leitura.
Estão agendadas várias sessões de autógrafos e vários lançamentos de livros de autores nacionais e Internacionais, bem como atividades dirigidas aos mais jovens.

Divulgamos as datas, horários e locais das sessões de autógrafos de alguns dos teus escritores e ilustradores favoritos:
Geronimo Stilton – 29 de abril e 6, 12 e 13 de maio – 15.30h – Editorial Presença
Maria Teresa Maia Gonzalez – 6 de maio – 15.00h – Editora Presença; 17.00h – Editora Babel
Margarida Fonseca Santos – 25 de abril – 16.00h – Praça Leya; 6 de maio –17.00h – Editora Babel
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada – 25, 28 e 29 de abril e 1, 5, 6, 12 e 13 de maio – 16h – Praça Leya
Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho - 13 de maio – 16.00h – Praça Leya
Alice Vieira – 28 e 29 de abril e 1, 6, 12 e 13 de maio – 16.00h – Praça Leya
Luísa Ducla Soares – 28 de abril – 16.00h – Praça Leya
António Mota – 5 de maio – 15.00h – Praça Leya
José Fanha – 5 de maio – 15.00h – Praça Leya
António Torrado – 5 e 6 de maio – 16.00h – Praça Leya
Carla Nazareth - 29 de abril – 15.00h – Praça Leya
Mafalda Moutinho - 28 e 29 de abril e 5 e 6 de maio – 17.00h – Praça Leya
Danuta Wojciechowska - 5 e 12 de maio – 16.00h – Praça Leya
Patrícia Reis - 29 de abril e 5 de maio – 17.00h – Praça Leya
Álvaro Magalhães - 5 de maio – 15.00h – Praça Leya
Mia Couto - 6 de maio – 17.00h – Praça Leya
Rita Taborda Duarte -12 de maio – 16.00h – Praça Leya
Filipe Faria - 5, 6 e 12 de maio - 17.30h - Editorial Presença
Sandra Carvalho - 29 de abril e 5 e 12 de maio - 17.30h - Editorial Presença

Para te manteres informado acerca das várias atividades previstas, consulta a página da Feira do Livro.
Não faltes à grande festa do livro!

Encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez

É já no próximo dia 17, pelas 10 horas, que vamos receber a visita de Maria Teresa Maia Gonzalez que, pela segunda vez, se desloca à nossa escola para um encontro com os alunos.
Entretanto, continua a decorrer uma feira do livro com obras da escritora, as quais poderás adquirir para serem autografadas no final da sessão (prevista para as 11.30h).


Aqui deixamos uma breve biografia da escritora:

MARIA TERESA MAIA GONZALEZ nasceu em Coimbra, em 1958, e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Foi professora de Português, Inglês e Francês, no ensino particular e público, entre 1982 e 1997.
Recebeu o Prémio Verbo-Semanário, juntamente com Mª do Rosário Pedreira, pelo livro «O Clube das Chaves entra em acção», em 1989. Desta coleção foi feita uma adaptação para uma séria televisiva com o mesmo título, exibida num canal de televisão nacional e num estrangeiro.
Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, poesia, contos, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro.
Vários títulos da autora estão traduzidos e publicados noutros países.
Do seu livro mais conhecido, A Lua de Joana (traduzido e publicado em cinco países estrangeiros: Albânia, Alemanha, Bulgária, China e Espanha), foi feita uma adaptação para teatro por Ana Lúcia Galinha, tendo sido levada à cena pelo grupo Artyaplausos, em Lisboa e noutras cidades do País, em 2007, 2008 e 2009.
Vários livros juvenis da sua autoria foram selecionados para o concurso nacional «OLIMPÍADAS DA LEITURA», entre eles, Gaspar & Mariana, A Fonte dos Segredos e O Guarda da Praia.
Foram publicados alguns contos inéditos da sua autoria nas revistas: Cais, Barata, Família Cristã.
Desde 1990, visita regularmente bibliotecas e escolas em todo o País, onde as suas obras são usadas com objetivos pedagógicos, nos vários níveis de ensino.
Várias dezenas de títulos desta autora constam do PLANO NACIONAL DE LEITURA.
(Biografia adaptada da página da Editora Letrarium)

Se quiseres saber mais sobre esta autora e as suas obras visita o site desta editora:

http://www.letrarium-publicacoes.pt/

Concurso "Da Imagem à Escrita"- Semana dos Afetos

Embora já com algum atraso, não quisemos deixar de divulgar os textos dos alunos vencedores deste concurso que decorreu, em fevereiro, dedicado ao tema do Amor.

1º lugar: Sandro-6ºB
2º Lugar: Rita Coutinho - 6ºB
3º Lugar (em exaequo): Miguel Correia e Mariana Neves do 6º C.

Estão de parabéns vencedores e todos os trinta alunos que participaram
.

Afetos
View more documents from BESttau.

Estatísticas da biblioteca

As estatísticas que apresentamos dizem respeito ao 2.º período letivo e são referentes ao número de frequentadores da biblioteca em regime livre e ao número de utilizadores e obras requisitadas para o domicílio.