“Grão a Grão Alimentação em Cooperação,
       A Vida é Cor, o Tom faz a Diferença” – Mês Outubro // Vermelho

 No presente ano o Tema Orientador da vida escolar do Agrupamento é“ Grão a Grão, Alimentação em CooperaçãoA Vida é Cor, o Tom faz a Diferença”, como forma de sensibilizar os alunos para a importância que a alimentação tem nas nossas vidas e valorizar o consumo de leguminosas, assim como para a promoção dos valores da vida associados à cor.


Deste modo, o mês de outubro foi dedicado à cor                     .         
E toda a escola se foi vestindo de vermelho. Pensou-se a cor dentro e fora da escola, desde o vermelho poético, artístico, sensível, ao vermelho explosivo, apaixonado, vital e energético, nas redes sociais, nas conversas espontâneas, nos sorrisos e nas palavras ditas e escritas.
As atividades das escolas e das Bibliotecas tiveram sempre como referencial o VERMELHO:

- O Cartaz do Mês de Outubro, Mês das Bibliotecas Escolares;
- Pensa Vermelho…;
- Pensamento da Quinzena;
- As Boas-Vindas à Biblioteca – com as turmas do 5ºano;
- O Dia Internacional da Alimentação ( 16 de Outubro)….


No dia 21 de outubro, todos trouxeram o seu apontamento vermelho e a Biblioteca, como não podia deixar de ser também se vestiu de vermelho para fazer vibrar os nossos pensamentos e iluminar as nossas ideias.


Dia 16 de Outubro um grupo de alunas do 8ºB visitaram algumas turmas e partilharam a Poesia "Na Casa da Alimentação a Roda da Alimentos acaba com a Confusão!, de autoria da professora Mª José Matos.  Foi uma experiência divertida  e emocionante!!!!









Na Biblioteca acontece...
"Storytelling Performance com Alec Williams" - 15 de outubro/15


No passado dia 15 de outubro, Alec Williams,professor bibliotecário e contador de histórias, esteve na nossa escola e divertiu-nos com as suas narrativas. 
De jeito simples e comunicação fácil, Alec cativou pequenos e graúdos  numa divertida  sessão em que se  escutou a versão inglesa da "nossa"Sopa da Pedra, se fez uma viagem fantástica pelo Mar com uma folha de papel que de barco, vela, bandeira, terminou em camisola. Ainda, neste mundo de histórias, descobrimos um príncipe que vivia fechado em seu castelo e que de repente descobre que o mundo cá fora é fantástico e, por fim um bébé que queria o seu sumo de laranja e, que depois de muitas peripécias, é ele que defronta o fantasma que vivia na cave de sua casa.

Foi de facto uma manhã diferente!!! 
E, estes momentos são para repetir!!!!


Biografia de Alec Williams






























Boas Vindas à Biblioteca Escolar


No mês dedicado às Bibliotecas Escolares, a nossa Biblioteca recebeu com  alma e emoção os alunos das turmas de 5ºano, levando-os a pensar sobre os livros, o conhecimento e sobre eles próprios, para além de se familiarizarem com o  seu funcionamento e as  suas regras.



Receção aos Alunos do 5º Ano - Visita Guiada pelos Padrinhos

No dia 17 de setembro /a escola vestiu-se de cor e alegria para bem receber os pequenos grandes petizes que o 5ºano iriam iniciar.

Ansiedade, entusiasmo e "borbulhas no estômago"  estavam à flor da pele tanto nos novos alunos como nos "Padrinhos" que cuja missão era bem receber e dar a conhecer a escola e os espaços e as pessoas aqui trabalham.

Na passagem pela Biblioteca além de uma explicação muito profissional por parte dos padrinhos, que desempenharam a sua missão de forma exemplar, houve, ainda tempo para beijos e abraços  às professoras bibliotecárias que com os alunos haviam convivido no anos anteriores.



 Momentos inesquecíveis!!!






 

DEZEMBRO - Dia Internacional da Pessao com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

2014 o vencedor do 1º Prémio da 7ª Edição do Concurso "Cartaz 3 de dezembro"
 foi o designer Luís Almeida Silva, com o "Cartaz 3 de dezembro 2014"

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi assinalado, com a visualização de um filme intitulado – “Cuerdas”.
É a história de uma menina doce (Maria) que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega da turma que tem paralisia cerebral. Esta amizade entre ambos mostra que não há limitações que impeçam os sonhos. A animação é baseada na história real do filho do realizador que tem paralisia cerebral, e sua irmã. Os fundos provenientes do filme estão a ser utilizados no tratamento do menino.

“Cuerdas” é uma curta-metragem espanhola, realizada por Pedro Solís Garcia, que ganhou o Prémio Goya 2014, na categoria de Melhor Curta-metragem de Animação.




DEZEMBRO - Top Frequência


Prémios de frequência - 1.º período


Como habitualmente, foram entregues os prémios de frequência relativos ao 1.º período letivo.
Parabéns aos vencedores!




Esperamos continuar a ver-vos por cá!

NOVEMBRO - "A menina que detestava ler"


 
 
"A Menina que detestava Livros" de Leanne Franson e Manjusha Pawagi
 
 
 
 
 
Numa sessão de Hora do Conto, baseada na obra A menina que detestava livros, de Manjusha Pawagi, destinada aos alunos da turma 5ºk, 5ºJ