Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividades. Mostrar todas as mensagens

NOVEMBRO - "A menina que detestava ler"


 
 
"A Menina que detestava Livros" de Leanne Franson e Manjusha Pawagi
 
 
 
 
 
Numa sessão de Hora do Conto, baseada na obra A menina que detestava livros, de Manjusha Pawagi, destinada aos alunos da turma 5ºk, 5ºJ

Sábados em cheio - Junho

Divulgamos programa da iniciativa Sábados em cheio do mês de junho.


Dia Mundial do Livro – Loures, um Conc/selho para a Leitura

O livro como espaço de liberdade foi o tema geral que presidiu às atividades realizadas no dia 23 de abril, associando-se, assim, a celebração do livro às comemorações dos 40 anos do 25 de abril.
Foi com grande empenho e entusiasmo que, ao longo do dia, alunos e professores participaram nas seguintes atividades:

-VIVER O LIVRO, ACORDAR ABRIL 
Foi com grande alegria que os alunos da EB 2/3 Luís de Sttau Monteiro receberam, na biblioteca, duas turmas da EB1nº2 de Loures para em conjunto festejarem este dia. Os alunos do 4ºE presentearam-nos com a leitura de vários poemas alusivos às temáticas da amizade, da solidariedade e da liberdade e com os seus Testemunhos de Leitura, apresentando aos colegas livros que já tinham lido e que foram significativos na sua vida. Apresentaram, ainda, uma belíssima coreografia, Bora lá LER!, procurando  motivar a assistência para a importância da leitura. Estão de parabéns os alunos e as professoras Maria José Barros e Carla Silva que em contexto de sala de aula e em articulação com a BE trabalharam com os alunos.
De seguida, foram entregues os diplomas e os prémios aos três alunos que mais livros requisitaram para leitura domiciliária e aos três alunos que mais leram na BE desde o início do ano até ao final do 2º período. Parabéns, Mário Oliveira (CEF Cozinha), Maria Leonor Jesus (8ºC), Ana Margarida Jesus (8ºC), Cristiana Matias (7º E), Carolina Simões (5ºF) e Mariana Dias (5ºJ).
No final, a encarregada de educação, Carla Flores Clara, cativou todos os presentes com a leitura expressiva da obra de Lídia Jorge, O grande voo do pardal: Uma história simples e bela na qual emergem os grandes temas da amizade e da liberdade.

Obrigada, Clara Flores Clara, por esta partilha.

-FLASHMOB PARA A LEITURA
Por volta das 13.15m, o recinto exterior encheu-se de alunos, professores e funcionários para assistirem ao Flasmob para a Leitura que contou com a participação de cerca de 120 alunos, do 4ºano da EB1/JI de Loures e da EB 2/3 Luís de Sttau Monteiro. Um agradecimento especial ao professor Nelson Antunes e à professora Isabel Praça que com grande empenho prepararam esta atividade. 
Aqui vos deixamos um pequeno filme.

Feira do Livro – 5 e 6 de maio


A nossa habitual Feira do Livro está a chegar... Este ano com a participação da Livraria Itinerante Cabeçudos.

Aproveitem esta ótima oportunidade para comprarem bons livros para ler e oferecer.
Toda a comunidade educativa está, desde já, convidada a visitar a Feira do Livro.
Esperamos pela vossa visita!

Comemorações do Dia Mundial do Livro - 23 de abril

Este ano, começamos o 3.º período de forma diferente: a celebrar o livro e os 40 anos do 25 de abril
Aqui vos deixamos o programa com as atividades que vão decorrer no dia 23 de abril.

Participem! E, até lá, desejamos a todos umas ótimas férias.


Camões é um Poeta Rap



No âmbito do projeto  e da Semana da Leitura, cerca de 160 alunos do 9.º ano assistiram no dia 1 de abril, na Biblioteca Municipal José Saramago, a um espetáculo de motivação para a obra literária de Camões.









Foi com grande entusiasmo que todos os presentes acompanharam Luís Amaro do grupo Arte Pública de Beja, que declamou e cantou dezassete poemas de Camões. E, no final, com grande energia, todos declamaram e cantaram as estrofes I e II de Os Lusíadas. Esperamos que todos fiquem desejosos de ler os bonitos poemas deste grande poeta.


Contadores de Histórias – Promoção da leitura

No âmbito da Semana da Leitura e do projeto Eu vou à Biblioteca decorreram, nos dias 11 e 17 de março, doze sessões que envolveram cerca de 270 alunos do 5.º ano. A contadora de histórias, Elsa Serra, maravilhou-nos com a apresentação de pequenas histórias, recheadas de humanidade e de beleza, proporcionando-nos momentos de diálogo, de reflexão e de sonho.
Pensamos ter cumprido o principal objetivo: promover a leitura, uma vez que contar uma história é revelar segredos, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a apaixonar-se pelo livro e pela leitura.

Alguns desses momentos…


Oficinas de Escrita Criativa

Nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, os 250 alunos do 6.º ano tiveram o privilégio de participar nas dez sessões de Escrita Criativa que decorreram na biblioteca, dinamizadas pelas formadoras Elsa Serra e Leonor Tenreiro. Foi com muito entusiasmo e empenho que os alunos aceitaram os exercícios propostos para criar histórias de uma forma diferente. “Deitaram as mãos à obra”: jogando com as palavras, com imaginação e criatividade, cada um escreveu a sua história que, no final, pode partilhar com o grupo.
No final, muitos alunos disseram: “Hoje, escrevemos de outra maneira!”
Agradecemos à Elsa Serra e à Leonor Tenreiro pelos ensinamentos que nos trouxeram e pelos bons momentos partilhados.

E, nesta apresentação, deixamos registos desses momentos…

Sessões de contadores de histórias

Contadores de Histórias - Elsa Serra 






Nos dias 11, 13, 14 e 17 de março, vamos ter o prazer de nos encantarmos com as histórias que a Elsa Serra nos vem contar.

Para já, aqui fica o calendário das sessões.














Oficinas da Escrita







No âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, a escrita criativa estará em destaque nas Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento. Para já, aqui vos deixamos a calendarização e um bonito CARTAZ… Mais tarde, daremos notícias sobre a forma como decorreram as sessões.






















Calendarização do 4.º ano


Oficinas 1ºciclo from BESttau

Calendarização do 6.º ano


Sábados em Cheio - Fevereiro

Esta é a programação da iniciativa Sábados em Cheio relativa ao mês de fevereiro.


Natal na Biblioteca!

Este ano, o Natal foi muito especial na BE. Além das habituais decorações natalícias, a Árvore de Natal foi decorada com os trabalhos realizados pelos alunos em CD reciclados. Pedimos-lhes que desenhassem num círculo do tamanho de um CD a capa de um livro que existisse na Biblioteca e que depois o colassem num CD.
A nossa árvore dos livros ficou espetacular! Obrigada aos alunos que, com tanto empenho e entusiasmo, quiseram colaborar!

Halloween – Concursos

Witch hat and Jack O’ Lantern Contests


E, para terminar o mês de outubro, a Biblioteca foi “invadida” por abóboras e chapéus que acrescentaram muita cor e mistério à biblioteca. Livros e filmes misteriosos e “arrepiantes” fizeram parte da “ementa” dos utilizadores.
O grande número de alunos que aderiram ao concurso lançado pelos professores de Inglês e a qualidade dos trabalhos dificultou a tarefa do júri. Mas, nem todos podiam ganhar!

Vencedores
1ºlugar – Marta Lopes, Mariana Simões e Pedro Oliveira -5ºC
2ºlugar – Nicole Domingues – 6ºA
3ºlugar – Gonçalo Tusto -  5ºC

Parabéns pela vossa criatividade e participação!


Aqui vos deixamos uma apresentação…

Dia Mundial da Música -1 de outubro

Celebrar a Música foi uma ótima forma de começarmos o mês destinado às Bibliotecas Escolares. Em parceria com a professora de Educação Musical, Maria José Barros, os alunos leram livros sobre esta temática, fizeram biografias de músicos célebres e escreveram pensamentos e pequenos textos sobre o significado que a música tem para si. Com os materiais produzidos decoraram um bonito painel na biblioteca.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Outras atividades realizadas

Aqui fica a apresentação de mais algumas atividades realizadas no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Feira do Livro Usado

Como já vem sendo habitual, realizou-se no dia 27 de outubro mais uma edição da Feira do Livro Usado. E, mais uma vez, foi um sucesso e a festa do LIVRO aconteceu!

Logo de manhã, muitos alunos, professores e pessoal não docente aguardavam a abertura da feira para poderem adquirir bons livros a ótimos preços. A Biblioteca agradece a todos os que colaboraram nesta iniciativa, oferecendo e/ou comprando livros. Com a verba angariada, compraremos novos recursos que, certamente, nos enriquecerão a todos.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Oficina da Escrita - Biblioteca Escolar: Uma Porta Para a Vida

A vencedora foi a aluna Marta Lopes do 5.ºC com o bonito texto que vos deixamos para ler. 
Parabéns, Marta! Continua a escrever…


Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Concursos e passatempos


Foram muitos os alunos que aderiram, com empenho e entusiasmo, aos desafios que lhes lançámos com o objetivo de saberem mais sobre livros, escritores e biblioteca escolar. 

 OS VENCEDORES foram:
- Concurso À Descoberta do Autor Misterioso – Susana Santana, 5ºD
Concurso Quem quer ser sábio? – José Pedro Cândido, 6ºB
Concurso O seu … a seu dono – Catarina Martins, 7ºC
Concurso TOTOCDU – Carlos Mendes, 9ºA

Parabéns a todos os participantes, especialmente, aos vencedores!

Continuem a participar e estejam atentos à data de lançamento dos concursos.

Sábados em Cheio - Novembro

Divulgamos o programa da iniciativa Sábados em Cheio relativo ao mês de novembro. Relembramos que estas atividades, produzidas pela excelente equipa de animação residente da Biblioteca Municipal José Saramago,são de entrada livre e se realizam aos sábados, pelas 15.00h. Esperamos ver-vos por lá!


Visitas guiadas à Biblioteca

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do 5.º ano deslocaram-se à Biblioteca para uma visita guiada, cujos principais objetivos foram dar a conhecer os vários espaços da BE e informar acerca das normas que devem ter em atenção quando os utilizam. No final, os alunos receberam o guia de utilizador da BE. 
Foi uma festa conhecer a Biblioteca!