Mostrar mensagens com a etiqueta Centenário da República. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Centenário da República. Mostrar todas as mensagens

República das Crianças

Mais um excelente contributo para conhecer melhor como era a vida quotidiana durante os primeiros anos da República.
Os materiais disponibilizados nesta página de internet ajudam-nos a perceber como era ser criança na 1ª metade do séc. XX.
Espreitem, então, o universo infantil de há 100 anos atrás...

http://criancas.centenariorepublica.pt/

Exposição - EDUCAR. EDUCAÇÃO PARA TODOS. ENSINO NA I REPÚBLICA


No âmbito das comemorações do Centenário da República, sugerimos uma visita à exposição "Ensino na 1.ª República", patente no Palácio Valadares, no Largo do Carmo, até 30 de Junho de 2011, a qual, como referiu Isabel Alçada, "sintetiza e ilustra, de forma magnífica, os ideiais da Revolução Republicana".

Com esta exposição pretende dar-se a conhecer a um público vasto a importância da obra republicana no ensino, realçando o alcance e as características das inovações introduzidas. A exposição desenrola-se ao longo de onze salas onde serão abordados os aspectos mais significativos da obra republicana no ensino.
A exposição está dirigida a um leque diversificado de públicos, estando por isso organizada de forma a proporcionar actividades distintas para o público escolar e para o público em geral. Ao longo do percurso da exposição existem espaços multimédia e alguns equipamentos que permitem estabelecer a interactividade, especialmente com o público escolar.
Núcleo 01 Antes da República: os centros republicanos

Núcleo 02 O Pensamento pedagógico. Os Pedagogos da República

Núcleo 03 A educação cívica e patriótica. Formar cidadãos

Núcleo 04 Os manuais de ensino. (Sala Bibilioteca)

Núcleo 05 A República e o ensino primário

Núcleo 06 Ensino secundário. Os liceus

Núcleo 07 Ensino técnico e profissional

Núcleo 08 Ensino científico e experimental. Os laboratórios

Núcleo 09 A Universidade

Núcleo 10 A mulher e o ensino

Núcleo 11 Sala da árvore: A festa da árvore


Para mais informações, consulte o site: http://www.centenariorepublica.pt/conteudo/expoeducar

Comemoração dos 100 anos da República

No dia 4 de Outubro,vão realizar-se, em todas as escolas do agrupamento, actividades comemorativas do Centenário da República.

Em Loures, a República foi proclamada no dia 4 de Outubro, algumas horas mais cedo do que na capital. No Centro Escolar Republicano, situado no Largo do Chafariz, actual Largo 4 de Outubro, reuniram-se Augusto Moreira Feyo, farmacêutico, Manuel Marques Raso, padeiro, Jacinto Duarte, operário da Cãmara Municipal, José Joaquim Veiga, escrivão das Finanças, Joaquim Augusto Dias, comerciante, António Rodrigues Ascenso, ourives e relojoeiro, José Paulo Oliveira, comerciante e regedor, José Ferreira Cleto e outros cidadãos que constituíam a Junta Revolucionária. Cerca das 15 horas, dirigiram-se para os Paços do Concelho, na Rua Azevedo Coutinho, actual Rua da República, n.º 70, que ocuparam, hasteando uma bandeira republicana e declarando a proclamação da República pela voz de Augusto Moreira Feyo.

Na nossa biblioteca, ao longo da semana, irão realizar-se várias actividades no âmbito da referida comemoração.

PROGRAMA DE ACTIVIDADES DA BE:
- Exposição "Olhares sobre a República";
- Divulgação de trabalhos elaborados por alunos e professores alusivos ao tema "A República";
- Passatempos republicanos;
- Concursos;
- Filmes sobre a República.

Novidades - livros

No âmbito da comemoração do Centenário da República, que preparamos com muito entusiasmo e empenho nas escolas do agrupamento, adquirimos alguns títulos que, certamente, ajudarão alunos e professores no desenvolvimento das actividades previstas:

- O 5 de Outubro e a Primeira República, de António Reis, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Ed. Caminho

- Era uma vez a República , de José Fanha, Ed. Gailivro

- O Dia em que mataram o Rei,
de José Jorge Letria, Texto Editora





Comemoração do centenário da República - O último jantar oficial do rei D. Manuel II

O Centenário da República continua a ser comemorado nas escolas do agrupamento.

Na EB1/JI da Fonte Santa, no âmbito do PNEP, a professora Ana Leal elaborou e aplicou um ateliê de escrita sobre D. Manuel II na sua turma do 4.º ano. Os alunos empenharam-se com entusiasmo na escrita dos diversos textos propostos, e, por isso, o resultado só podia ter sido excelente. Aqui ficam algumas fotos.

A proposta de trabalho pode ser consultada aqui.

Comemoração do Centenário da República

No âmbito do trabalho que estamos a desenvolver sobre a República, encontrarás aqui o fundo documental disponível na Biblioteca e uma listagem de sites que consideramos de interesse. Lembramos que existe, na Biblioteca, um dossiê com materiais sobre este tema.
Esperamos que estas referências auxiliem professores e alunos na concretização das actividades.

5 de Outubro - Implantação da República


Os alunos da EB1/JI de A-das-Lebres desenvolveram actividades relacionadas com a data da Implantação da República: pintaram bandeiras, cantaram o Hino Nacional e assistiram ao hastear da bandeira.
Aqui ficam algumas fotos para recordar como foi.

Comemorações do Centenário da República

Ao longo do ano, no âmbito das comemorações do Centenário da República, o nosso Agrupamento irá desenvolver várias iniciativas das quais, a seu tempo, daremos conta.
Deixamos, para já, alguns links que poderão ser úteis. Bom trabalho!