Mostrar mensagens com a etiqueta Comemorações. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Comemorações. Mostrar todas as mensagens

Dia Mundial do Livro – Loures, um Conc/selho para a Leitura

O livro como espaço de liberdade foi o tema geral que presidiu às atividades realizadas no dia 23 de abril, associando-se, assim, a celebração do livro às comemorações dos 40 anos do 25 de abril.
Foi com grande empenho e entusiasmo que, ao longo do dia, alunos e professores participaram nas seguintes atividades:

-VIVER O LIVRO, ACORDAR ABRIL 
Foi com grande alegria que os alunos da EB 2/3 Luís de Sttau Monteiro receberam, na biblioteca, duas turmas da EB1nº2 de Loures para em conjunto festejarem este dia. Os alunos do 4ºE presentearam-nos com a leitura de vários poemas alusivos às temáticas da amizade, da solidariedade e da liberdade e com os seus Testemunhos de Leitura, apresentando aos colegas livros que já tinham lido e que foram significativos na sua vida. Apresentaram, ainda, uma belíssima coreografia, Bora lá LER!, procurando  motivar a assistência para a importância da leitura. Estão de parabéns os alunos e as professoras Maria José Barros e Carla Silva que em contexto de sala de aula e em articulação com a BE trabalharam com os alunos.
De seguida, foram entregues os diplomas e os prémios aos três alunos que mais livros requisitaram para leitura domiciliária e aos três alunos que mais leram na BE desde o início do ano até ao final do 2º período. Parabéns, Mário Oliveira (CEF Cozinha), Maria Leonor Jesus (8ºC), Ana Margarida Jesus (8ºC), Cristiana Matias (7º E), Carolina Simões (5ºF) e Mariana Dias (5ºJ).
No final, a encarregada de educação, Carla Flores Clara, cativou todos os presentes com a leitura expressiva da obra de Lídia Jorge, O grande voo do pardal: Uma história simples e bela na qual emergem os grandes temas da amizade e da liberdade.

Obrigada, Clara Flores Clara, por esta partilha.

-FLASHMOB PARA A LEITURA
Por volta das 13.15m, o recinto exterior encheu-se de alunos, professores e funcionários para assistirem ao Flasmob para a Leitura que contou com a participação de cerca de 120 alunos, do 4ºano da EB1/JI de Loures e da EB 2/3 Luís de Sttau Monteiro. Um agradecimento especial ao professor Nelson Antunes e à professora Isabel Praça que com grande empenho prepararam esta atividade. 
Aqui vos deixamos um pequeno filme.

Comemorações do Dia Mundial do Livro - 23 de abril

Este ano, começamos o 3.º período de forma diferente: a celebrar o livro e os 40 anos do 25 de abril
Aqui vos deixamos o programa com as atividades que vão decorrer no dia 23 de abril.

Participem! E, até lá, desejamos a todos umas ótimas férias.


Boas Festas!

Desejamos a todos um Natal pleno de Paz e Carinho e um excelente ano de 2014.
Esperamos que esta canção tão animada, interpretada por Justin Bieber e Mariah Carey, contribua para a vossa alegria nesta época festiva!


Natal na Biblioteca!

Este ano, o Natal foi muito especial na BE. Além das habituais decorações natalícias, a Árvore de Natal foi decorada com os trabalhos realizados pelos alunos em CD reciclados. Pedimos-lhes que desenhassem num círculo do tamanho de um CD a capa de um livro que existisse na Biblioteca e que depois o colassem num CD.
A nossa árvore dos livros ficou espetacular! Obrigada aos alunos que, com tanto empenho e entusiasmo, quiseram colaborar!

Aniversário da Escola – 19 de novembro

Concurso - Quem quer ser sábio?


Esta quinzena o concurso é dedicado à nossa escola e ao seu Patrono. Aqui ficam as perguntas para poderes concorrer. Atenção às datas!

Halloween – Concursos

Witch hat and Jack O’ Lantern Contests


E, para terminar o mês de outubro, a Biblioteca foi “invadida” por abóboras e chapéus que acrescentaram muita cor e mistério à biblioteca. Livros e filmes misteriosos e “arrepiantes” fizeram parte da “ementa” dos utilizadores.
O grande número de alunos que aderiram ao concurso lançado pelos professores de Inglês e a qualidade dos trabalhos dificultou a tarefa do júri. Mas, nem todos podiam ganhar!

Vencedores
1ºlugar – Marta Lopes, Mariana Simões e Pedro Oliveira -5ºC
2ºlugar – Nicole Domingues – 6ºA
3ºlugar – Gonçalo Tusto -  5ºC

Parabéns pela vossa criatividade e participação!


Aqui vos deixamos uma apresentação…

Dia Mundial da Música -1 de outubro

Celebrar a Música foi uma ótima forma de começarmos o mês destinado às Bibliotecas Escolares. Em parceria com a professora de Educação Musical, Maria José Barros, os alunos leram livros sobre esta temática, fizeram biografias de músicos célebres e escreveram pensamentos e pequenos textos sobre o significado que a música tem para si. Com os materiais produzidos decoraram um bonito painel na biblioteca.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Outras atividades realizadas

Aqui fica a apresentação de mais algumas atividades realizadas no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Celebra-se em outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. 
Este ano, o tema proposto pela International Association of School Librarianship (Associação Internacional das Bibliotecas Escolares), para esta comemoração é 


 Biblioteca escolar: uma porta para a vida

 School Libraries: Doorways to Life

Na nossa escola, para festejar condignamente a efeméride, temos previstas várias atividades, que poderás consultar no cartaz abaixo:


Entretanto, prepara-te para a Feira do Livro Usado que já é no dia 24, onde poderás adquirir livros novos e usados a bons preços. E, quem sabe...comprar já prendas de Natal para os teus amigos e família!

Participa na Oficina da Escrita subordinada ao tema "Bibliotecas Escolares: Uma porta para a Vida". Podes inspirar-te no bonito texto "As Bibliotecas" de Valter Hugo Mãe.


Vai à BE e participa nas diversa atividades que te propomos. Para além de aprenderes e te divertires, ainda poderás ganhar prémios.
Contamos Contigo!

18 de maio - Comemoração do Dia e Noite dos Museus em Loures

Em maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus que, este ano, coincide com a Noite dos Museus, dois momentos importantes que a Câmara Municipal de Loures vai assinalar nos seus principais espaços museológicos – Museu Municipal de Loures e Museu de Cerâmica de Sacavém – com uma programação especial.

O tema das comemorações de 2013, Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, constitui uma oportunidade adicional para afirmar os museus como lugares de memória, onde a criatividade e a inovação se celebra em estreito convívio com os seus públicos.

Neste sentido, Loures dinamizará, durante todo o dia 18 de maio, um conjunto de atividades lúdico-culturais, de acesso livre e gratuito, centradas nos museus municipais. das quais salientamos:

No Museu Municipal de Loures

Visita Animada ao Conventinho *
Entre as 15h e as 17h terá lugar uma viagem pela história da Quinta do Conventinho, conduzida por personagens de época...

Gala dos Melhores Momentos da História de Loures (alguns, vá…) *
20h00; 22h00; 24h00
Noite de recriação histórica, animada com factos conhecidos da história do concelho, envolvendo muito humor e alguns momentos inesperados... Assista a uma das três sessões que estão agendadas para as 20, 22 ou 24h.
* ATENÇÃO! A participação nestas atividades do Museu Municipal de Loures está sujeita a marcação prévia, até dia 17 de maio, através do telefone 211 150 673 ou pelo e-mail: ser_educativo_conven@cm-loures.pt.

No Museu de Cerâmica de Sacavém

Memórias na Objetiva
09.00h-17.00h
Fotopaper pela cidade de Sacavém, que irá permitir aos participantes conhecer a história local, as memórias do passado e fazer o registo fotográfico dos vestígios ainda existentes.
Esta iniciativa resulta de uma parceria com o agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho, sendo direcionada para o público escolar, pelo que será a única a decorrer no dia 17 de maio.

Do Indivíduo à Memória Coletiva *
10h30-11h30
Visita à exposição A Arte Nova nos Azulejos em Portugal, orientada pelo colecionador Feliciano David.
11h30-12h30
Lembrar o Grupo Desportivo da Fábrica de Loiça de Sacavém, na companhia de antigas glórias do desporto corporativo
15.00h-16.00h
Visita à exposição Eduardo Gageiro: Rapaz de Sacavém, Fotógrafo do Mundo, orientada pelo artista homenageado.
16h00-17h00
Eduardo Gageiro apresenta o livro Liberdade, Abril/Maio de 1974
17h00-18h00
Lembrar o Grupo Desportivo da Fábrica de Loiça de Sacavém, na companhia de antigas glórias do desporto corporativo
18h00-19h00
Deolinda Folgado apresenta o livro 1933-1968 - A Nova Ordem Industrial no Estado Novo. Da Fábrica ao Território de Lisboa

Vozes de Hoje e de Outrora *
21h30-22h30
Atuação do Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música.

Recital de Poesia ao Som da Guitarra e Violino *
22h30-24h00
Poemas de Abril e Maio por Carlos Pinheiro, Elsa Arruda e Hélder Pinheiro.
Poesia de Escárnio e Maldizer por Paula Ângelo, Lurdes Castanheira, Sara Butler e Maria de Lurdes Augusto.
* ATENÇÃO! A participação nestas atividades do Museu de Cerâmica de Sacavém estão sujeitas a marcação prévia, até dia 17 de maio, através dos telefones 211 151 082 / 85 / 86 ou pelo e-mail: ser_educativo_cerami@cm-loures.pt

Para mais informações contacte a Divisão da Cultura / Câmara Municipal de Loures
Telefones: 211 151 082 / 085 / 086
E-mail: ser_educativo_cerami@cm-loures.pt

Fonte de consulta: LOURES MUNICÍPIO – agenda [em linha] [Consult. em 17-05-2013] Disponível em http://www.cm-loures.pt/ListaAgenda.aspx

BOA PÁSCOA!

BOAS FÉRIAS! BOA PÁSCOA!   

Relembramos que o Concurso de Poesia decorre até ao dia 30 de abril. Podes consultar o regulamento aqui.
Inspirem-se, escrevam boas poesias e participem!
Habilitem-se a bons prémios e a participar na "Festa da Poesia".
Até abril...um mês recheado de muitas atividades!

Semana dos afetos - Concursos

Divulgamos os concursos relativos à Semana dos Afetos que está a decorrer na nossa biblioteca.

Semana dos afetos

Durante esta semana e no âmbito da Semana dos Afetos, a biblioteca está a dinamizar algumas atividades que se desenvolverão até ao final do mês:
- Concursos "Á procura do livro perdido" e "Á descoberta do autor misterioso".
- Concurso de leitura sobre a obra Três histórias de amor, de Álvaro Magalhães.
Divulgamos, entretanto, algumas sugestões de livros e filmes sobre a temática dos afetos.

Carnaval - Brincar sim, mas em segurança!

Está a chegar o Carnaval! É tempo de alegria e diversão, mas há brincadeiras que podem terminar em acidentes. As bombas de Carnaval são a causa de muitos deles. Mas não são o único perigo. No prospeto que apresentamos, encontras alguns conselhos úteis. Diverte-te, mas em segurança!

Concurso "Broomsticks and Pumpkins" - resultados




Foram muitos os alunos que quiseram participar no concurso de Halloween. Surgiram trabalhos muito originais e criativos, por isso o júri teve uma difícil tarefa: escolher os melhores.
Os vencedores foram:
Vassouras
1º Lugar – Sara Capucho e Maria Pinéu– 5ºB

2º Lugar – Guilherme Silva – 5ºB

3º Lugar – Rita Cardoso – 5ºB
Abóboras
1º Lugar – Beatriz Santos – 9ºC

2º Lugar – Felipe Marques – 5ºI

3º Lugar – Nicole Domingues – 5ºA

Parabéns!

Concurso de Halloween

Aproxima-se o Halloween e o concurso Broomsticks and Pumpkins.

O concurso consiste na decoração de abóboras naturais e de vassouras, a qual deverá ser original e utilizar, o mínimo possível, materiais já feitos.


Os trabalhos deverão ser entregues na BE até às 13h30m do dia 31 de outubro, devidamente identificados com o nome, o número e a turma.
Aos três primeiros lugares serão atribuídos prémios e os respetivos certificados.

Mãos à obra! Usa a tua criatividade e participa!
E boa diversão no Halloween!

Outubro- Mês das Bibliotecas Escolares

A International Association of School Librarianship (Associação Internacional das Bibliotecas Escolares) pretende assinalar em 2012 o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o tema “ As Bibliotecas Escolares: uma chave para o Passado, Presente e Futuro”.
"Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer." (ler texto completo aqui)

Na nossa escola, para festejar condignamente esta efeméride, temos previstas várias atividades:

- Exposição das novas aquisições – De 8 a 17 de outubro

- Visitas guiadas destinadas aos alunos do 5.ºano, que se deslocarão à biblioteca, durante este mês, para conhecerem tudo o que diz respeito à sua utilização: organização, regras de empréstimo, atividades, etc. No final, receberão o guia de utilizador.

- Feira do Livro Usado -29 de outubro

- Ateliê de Poesia destinado a uma turma de cada ano de escolaridade (Projeto "Eu vou à Biblioteca")

- Apresentação dos perfis de leitor (Projeto "Eu vou à Biblioteca")

- Concursos: “Quem quer ser sábio?” e “À descoberta do autor misterioso”

Durante o mês de outubro, iremos dando conta da realização destas atividades.

23 de abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado desde 1996, e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, com o objectivo de promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade.


Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, neste dia, faleceram importantes escritores como Miguel de Cervantes (de nacionalidade espanhola, autor da obra Dom Quixote) e William Shakespeare (dramaturgo e poeta inglês, famoso sobretudo pelas suas peças de teatro, das quais destacamos Romeu e Julieta).

Este ano, 2012, o Dia Mundial do Livro associa-se à comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. A Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas promoveu a edição do cartaz que apresentamos e lançou o passatempo “Avô, como era no seu tempo?", cujo regulamento podes consultar aqui.

O Natal na nossa Biblioteca

Na Biblioteca, celebrámos a quadra natalícia com muita cor e emoção. Tal como é hábito, montámos a árvore de Natal e decorámos cuidadosamente o espaço. A nossa chaminé acolheu uma interessante mostra do fundo documental referente ao Natal. Esteve patente uma exposição de trabalhos realizados na disciplina de Educação Musical, a qual despertou o interesse e atenção de todos os utilizadores da BE. A professora Paula André presenteou-nos com um engraçado mobil de Natal feito pelos alunos do Clube de Matemática.
Os nossos agradecimentos a todos os alunos que nos desejaram boas festas e que nos ofereceram postais de Natal para enfeitar a nossa árvore. Assim até ficou mais bonita...

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This photo slideshow created with Smilebox

25.º aniversário da nossa escola

A nossa escola está de parabéns! No dia 19 de novembro, comemorámos o seu 25.º aniversário, com um conjunto de atividades que assinalaram a data. Entre elas, o lançamento do jornal digital do agrupamento, que podes consultar aqui.