Mostrar mensagens com a etiqueta Literacia de Informação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Literacia de Informação. Mostrar todas as mensagens

Visitas guiadas à Biblioteca

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do 5.º ano deslocaram-se à Biblioteca para uma visita guiada, cujos principais objetivos foram dar a conhecer os vários espaços da BE e informar acerca das normas que devem ter em atenção quando os utilizam. No final, os alunos receberam o guia de utilizador da BE. 
Foi uma festa conhecer a Biblioteca!

Visitas guiadas à Biblioteca

No âmbito da comemoração do Mês das bibliotecas Escolares, realizaram-se as habituais visitas guiadas à BE. Todas as turmas do 5.º ano se deslocarem a este espaço para receberem informações acerca do funcionamento dos vários núcleos e conhecerem as normas de utilização dos mesmos.
No final da visita, todos os alunos receberam o guião de utilizador e uma prenda simbólica desta visita, que desejamos que seja a primeira de muitas.

Sessões de utilizadores

À semelhança dos anos anteriores, as turmas do 5.º ano fizeram uma visita guiada à Biblioteca na qual foram informados como funcionam os vários espaços e as normas que devem seguir na sua utilização. Seguiram atentamente as indicações das professoras que os acompanharam e da assistente operacional Marisa e, no final, receberam o guia de utilizador da BE e uma pequena lembrança.
Esperamos que tenham gostado e que voltem muitas vezes para muitas e boas leituras!

Aqui fica uma pequena apresentação desses momentos:


Sessões de formação de utilizadores


Tal como é habitual, realizaram-se, entre os dias 22 e 30 de Setembro, as visitas guiadas à Biblioteca para as turmas do 5.º ano. Auxiliados pela professora que os recebeu, e com apoio do guião de utilizador, os alunos ficaram a conhecer os vários espaços da biblioteca, o que podem fazer em cada um deles e as regras de funcionamento.
No final, aguardava-os uma grande surpresa: todos os alunos receberam um livro de oferta do PNL.


Esperamos que aproveitem bem os recursos que a biblioteca coloca à sua disposição!


Foi uma festa conhecer a Biblioteca!

Os novos alunos já vieram conhecer a nossa Biblioteca. E que contentes nos sentimos ao dar-lhes as boas vindas!
Foi com um enorme entusiasmo e alguma expectativa que, entre os dias 22 e 30 de Setembro, todas as turmas do 5.º ano fizeram uma visita guiada à Biblioteca e ficaram a saber como funcionam os vários espaços e as normas que devem seguir na sua utilização. Ouviram com muita atenção as indicações das professoras que os acompanharam e receberam o guia de utilizador da BE/CRE.

Mas a grande surpresa estava reservada para o final: todos levaram para casa um livro oferecido pelo PNL.
Foi, sem dúvida, uma visita especial que certamente ficará gravada nas suas primeiras memórias da escola que os acolheu. A nós, resta-nos desejar que voltem muitas vezes, sempre com a mesma alegria, e que façam deste espaço a sua "casa".

Sessões de Formação de Utilizadores - De 22 a 30 de Setembro

As primeiras sessões de formação de utilizadores destinam-se a todos os alunos do 5ºAno (12 turmas), os quais terão oportunidade de conhecer a organização, o funcionamento e os serviços da BE. Espera-se que estas visitas guiadas se reflictam na melhoria das suas aprendizagens! Este ano, ainda, uma surpresa os espera... Para além do Guia do Utilizador da BE, cada aluno receberá um livro, oferecido pelo PNL!

Sessões de formação para utilizadores

Neste 3.º período, continuámos a receber alunos de várias turmas para as sessões de formação de utilizadores. A sua participação e entusiasmo reflectem-se na avaliação que fizeram da actividade.
Eis algumas opiniões:

"Nesta visita, aprendi que há um catálogo online e o blogue Bibliosttau. Reparei que a Biblioteca está bem organizada e, agora que a conheço melhor, acho mais divertido vir cá para fazer trabalhos..." ( Vera Filipa, 7.º E)

"Eu acho que os cinco núcleos da Biblioteca estão todos bem organizados. Estas visitas são muito importantes porque, além de ficarmos a conhecer a estrutura de uma biblioteca, quando a visitarmos não teremos tantas dúvidas e não estaremos sempre a chatear os funcionários e professores. A parte de que eu gostei mais foi a da zona de leitura." (Ana Rita Henriques, 7.º E)

"Esta sessão foi uma experiência única, pois raramente eu vinha à Biblioteca, por isso praticamente não a conhecia. Com esta sessão de formação, fiquei a saber como a Biblioteca está organizada, tendo assim muita utilidade para o meu futuro." ( André Moreira, 8.º A)

"Achei muito interessante esta visita à BECRE. Foi muito proveitosa e cativou-me para passar mais tempo aqui na Biblioteca. É bom para a nossa cultura geral ter conhecimentos sobre literatura. Aconselho vivamente todas as turmas a fazerem esta experiência fantástica. Quando tiver tempo livre, decerto que venho para aqui ler. Gostei sobretudo do desafio do núcleo da leitura, pois assim já sei localizar os livros." (Adriana Sousa, 8.º A)

"A visita à Biblioteca foi muito divertida. Aprendi muito, pois não sabia como se trabalha numa biblioteca. A parte que mais gostei foi da zona de Informática e Internet.
Foi uma experiência muito gratificante e interessante. Agora é mais fácil consultar livros quando voltar à Biblioteca. Obrigada." ( Mariana Catalino, 8.º C)

"Achei esta sessão de formação bastante útil e, para além disso, estava muito explícita. O que mais me ajudou foi a zona de leitura, pois nunca tinha percebido como se classificam os livros e que sentido têm todas as cores, letras e números. Gostei muito e, de certeza, irei lembrar-me desta sessão cada vez que entrar numa biblioteca." (Rafaela Pedro, 8.º E)

Sessões de formação para utilizadores

Com o objectivo de conhecerem melhor os recursos da Biblioteca e saberem rentabilizá-los na realização dos trabalhos para as várias disciplinas/áreas, têm decorrido com êxito as sessões de formação destinadas aos alunos. Até ao momento foram já realizadas onze sessões.
Eis alguns comentários recolhidos na auto-avaliação feita pelos nossos alunos após a actividade.

"Adorei a visita, gostei de arrumar, procurar, brincar e, acima de tudo, participar com os meus colegas. Gostei mais da parte da zona de Leitura e também da Informática. Esta visita foi útil para sabermos para que serve a Biblioteca." (André Alves, 5.º D)


"A visita foi muito importante porque, como somos do 5.º ano, é bom aprender a utilizar a BE/CRE pois é muito útil para estudar. Gostei muito da parte do computador e de aprender coisas sobre os livros." (Bruna Quintas, 5.º D)


"Eu gostei desta actividade da BE/CRE, principalmente da parte da leitura, porque eu gosto muito de ler. Também gostei da Informática. Deviam fazer mais actividades destas. Aprendi coisas que não sabia da BE/CRE." (Anaís Tudela, 5.º E)


"Na minha opinião, a Biblioteca está muito bem organizada. Fiquei a saber que existe um catálogo on-line e percebi melhor a organização da zona de leitura." (Tiago Caldinhas, 7.º B)


"Esta experiência foi muito enriquecedora! Fiquei a conhecer muito melhor a organização da Biblioteca. Agora já sei o que fazer quando precisar de um livro, de uma revista e até de um filme." (Luís Eusébio, 7.º B)


"Gostei muito de ir à zona da Leitura Informal pesquisar nomes de revistas... Acho que tiveram uma óptima ideia, pois assim passámos a conhecer melhor a Biblioteca e aprendi como aceder à página e ao blog da da BE/CRE." (Joana Mateus, 7.º C)


"A actividade é muito divertida e educativa, e faz com que fiquemos a saber muito mais sobre a Biblioteca, que está muito bem organizada em termos de núcleos. Gostei de tudo o que fizemos e aprendi a consultar livros, a pôr títulos de pesquisa no computador e a procurar livros." (Luís Pinheiro, 7.º C)
"Gostei de vir à BE/CRE. Está muito bem organizada e penso que tem o que é necessário para aprender. Já sei procurar melhor os livros por cota e classe." (João Monte, CEF1, de Jardinagem)