Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens

TOP 10 2013/2014

No âmbito da Semana da Leitura, divulgamos os nomes dos 10 leitores que mais leram entre setembro de 2013 e março de 2014 nas modalidades de leitura presencial e leitura domiciliária, os 10 livros e os 10 autores mais lidos, bem como as turmas mais leitoras.
Parabéns a todos os alunos, muito especialmente aos alunos classificados nos três primeiros lugares.
Leitura Presencial
1º- Mário Oliveira – CEF Cozinha
2º- Maria Leonor Jesus -8ºC
3º-Ana Margarida Jesus – 8ºC
Leitura Domiciliária –
1º - Cristiana Matias – 7ºE
2º- Carolina Simões – 5ºF
3º - Mariana Dias – 5ºJ


Tops1 from BESttau

Tops2 from BESttau

Camões é um Poeta Rap



No âmbito do projeto  e da Semana da Leitura, cerca de 160 alunos do 9.º ano assistiram no dia 1 de abril, na Biblioteca Municipal José Saramago, a um espetáculo de motivação para a obra literária de Camões.









Foi com grande entusiasmo que todos os presentes acompanharam Luís Amaro do grupo Arte Pública de Beja, que declamou e cantou dezassete poemas de Camões. E, no final, com grande energia, todos declamaram e cantaram as estrofes I e II de Os Lusíadas. Esperamos que todos fiquem desejosos de ler os bonitos poemas deste grande poeta.


Contadores de Histórias – Promoção da leitura

No âmbito da Semana da Leitura e do projeto Eu vou à Biblioteca decorreram, nos dias 11 e 17 de março, doze sessões que envolveram cerca de 270 alunos do 5.º ano. A contadora de histórias, Elsa Serra, maravilhou-nos com a apresentação de pequenas histórias, recheadas de humanidade e de beleza, proporcionando-nos momentos de diálogo, de reflexão e de sonho.
Pensamos ter cumprido o principal objetivo: promover a leitura, uma vez que contar uma história é revelar segredos, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a apaixonar-se pelo livro e pela leitura.

Alguns desses momentos…


Oficinas de Escrita Criativa

Nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, os 250 alunos do 6.º ano tiveram o privilégio de participar nas dez sessões de Escrita Criativa que decorreram na biblioteca, dinamizadas pelas formadoras Elsa Serra e Leonor Tenreiro. Foi com muito entusiasmo e empenho que os alunos aceitaram os exercícios propostos para criar histórias de uma forma diferente. “Deitaram as mãos à obra”: jogando com as palavras, com imaginação e criatividade, cada um escreveu a sua história que, no final, pode partilhar com o grupo.
No final, muitos alunos disseram: “Hoje, escrevemos de outra maneira!”
Agradecemos à Elsa Serra e à Leonor Tenreiro pelos ensinamentos que nos trouxeram e pelos bons momentos partilhados.

E, nesta apresentação, deixamos registos desses momentos…

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos

Este ano, a Semana da Leitura terminou no Dia Mundial do Livro e de forma muito especial, pois tivemos o privilégio de receber a escritora Margarida Fonseca Santos.

A partir da leitura das suas obras e inspirados nas respetivas temáticas e personagens, os alunos produziram trabalhos muito diversificados e em diversos suportes. Assim, o sonho e a imaginação de O Peixe azul, as questões matemáticas da Falha de Cálculo e a violência infantil e juvenil (bullying) em Uma questão de azul escuro concretizaram-se em marcadores, ilustrações, textos poéticos, canções, biografias, acrósticos, folhetos informativos, dramatizações e, ainda, num imenso e maravilhoso peixe azul em 3D.

Foi com muita alegria e empenho que os alunos apresentaram alguns destes trabalhos à escritora, aos colegas e aos professores e, de seguida, com curiosidade, colocaram imensas questões. E, por fim, uma concorrida sessão de autógrafos encerrou a sessão.

Obrigada, Margarida, pelos momentos de aprendizagem e de encantamento que a todos proporcionou.

Parabéns aos alunos (cerca de oitenta) e aos professores (cerca de dezoito) pelo trabalho colaborativo desenvolvido, o qual permitiu mobilizar saberes e competências diversas em prol da melhoria das aprendizagens dos alunos.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow created with Smilebox

Semana da Leitura – Vencedores dos Concursos

Foram muitos os alunos que participaram nos concursos que nesta "Semana" foram dedicados à escritora Margarida Fonseca Santos.

Alunos vencedores:
À Descoberta do Livro Perdido – Miriam Oliveira, 9ºC
À Descoberta do Autor Misterioso – Bruna Sofia Henriques, 5ºJ

Parabéns a todos os alunos participantes! Continuamos a contar convosco.

Concursos "À descoberta do autor misterioso" e "À procura do livro perdido"

Divulgamos os concursos lançados no âmbito da Semana da Leitura. Esperamos muitas respostas a mais estes dois desafios. 
Não te esqueças que tens de concorrer até ao dia 19 de abril. De que estás à espera? 



TOP TEN 2012/2013

No âmbito da Semana da Leitura e do projeto Eu vou à Biblioteca, divulgamos os nomes dos 10 leitores que mais leram entre setembro de 2012 e março de 2013 nas modalidades de leitura presencial e leitura domiciliária, os 10 livros e os 10 autores mais lidos na biblioteca da EB 2/3 Luís de Sttau Monteiro e na Biblioteca Municipal José Saramago.
Parabéns a todos os alunos, muito especialmente aos alunos classificados nos três primeiros lugares na EB 2/3 Luís de Sttau Monteiro nas modalidades atrás referidas.

Leitura domiciliária:
- Maria Margarida Amoroso, 6.º D
- Whitney Wing, 7.º F
- Ana Filipa Coelho, 7.º F

Leitura presencial:
- Ester Indi, 8.º B
- Cátia Gomes,
- Mário Oliveira, CEF Cozinha

Felicitamos também os três alunos mais leitores da Biblioteca Municipal José Saramago:
- Maria Veríssimo Rodrigues
- Alexandre Leal Borges
- Sara Filipa Franca Alturas





Estatísticas projecto jovem leitor BMJS from BESttau

Esperamos que a magia dos livros e das leituras chegue, cada vez mais, a um maior número de utilizadores e que se concretize em momentos de prazer e de conhecimento.
Continuamos a contar com a vossa presença e entusiasmo!

SEMANA DA LEITURA 2013

Entre 08 e 19 de abril de 2013, comemora-se mais uma “Semana da Leitura” (7.ª edição) no nosso Agrupamento. O tema deste ano, O Mar, “convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo” (PNL).

O desafio foi lançado a partir de um conjunto de motes, tendo o nosso agrupamento escolhido Faz dos livros a tua onda.

À semelhança de anos anteriores, as professoras bibliotecárias prepararam, em conjunto com os docentes e a Biblioteca Municipal José Saramago, várias atividades destinadas a toda a comunidade educativa, as quais divulgamos no seguinte CARTAZ:



Todos estão, desde já, convidados a participar. Contamos convosco!

Para “abrir o apetite”, aqui vos deixamos este lindíssimo vídeo!

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos



É com muito prazer que anunciamos a visita de Margarida Fonseca Santos à nossa escola no Dia Mundial do Livro!
No âmbito do encontro a realizar com os alunos no dia 23 de abril, estão disponíveis para venda, na Biblioteca, muitos dos livros da escritora.
Começa já a preparar a tua participação! No final da sessão, poderás pedir um autógrafo à escritora.


Encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez

Foi com redobrado entusiasmo e expectativa que, pela segunda vez, recebemos a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.
As turmas do 7ºA, 8ºC e 9ºA, orientadas pelas respetivas professoras de Língua Portuguesa, leram e trabalharam várias obras desta escritora.
A sessão teve início com a leitura do bonito poema, Reencontro esperado, escrito pela aluna Rita Coutinho do 6ºB. De seguida e, revelando um grande sentido de responsabilidade, um aluno de cada turma apresentou à escritora e a todos os presentes os livros lidos e os trabalhos realizados, os quais se encontravam expostos na Biblioteca.
Chegado o momento do diálogo, a escritora, mais uma vez, respondeu com "alma", profundidade e energia a todas as questões que lhe foram colocadas, tocando temas e valores que nos fazem parar e refletir, mas, ao mesmo tempo, pensar que somos capazes de sermos melhores pessoas. A serenidade sentiu-se na sala e, sobretudo nos rostos de muitos dos alunos presentes.
Como recordação, os alunos ofereceram-lhe alguns dos seus trabalhos e um saco da biblioteca. Em nome de toda a escola, os alunos do Clube de Artesanato pintaram e ofereceram-lhe um lindo lenço.
É de salientar, a qualidade e a diversidade dos trabalhos produzidos, nomeadamente: textos, em prosa e poesia, sobre as temáticas abordadas nas obras ( droga, bullying, relações na família e entre amigos e adolescência), recriação escrita de parte dos livros lidos, entrevistas imaginárias, fichas de leitura, retratos, acrósticos, entre outros.

Obrigada, Maria Teresa. Gostámos de a ter entre nós.

Para recordar esses momentos, aqui ficam algumas fotos do encontro.

Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox
A photo album by Smilebox

Encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez

É já no próximo dia 17, pelas 10 horas, que vamos receber a visita de Maria Teresa Maia Gonzalez que, pela segunda vez, se desloca à nossa escola para um encontro com os alunos.
Entretanto, continua a decorrer uma feira do livro com obras da escritora, as quais poderás adquirir para serem autografadas no final da sessão (prevista para as 11.30h).


Aqui deixamos uma breve biografia da escritora:

MARIA TERESA MAIA GONZALEZ nasceu em Coimbra, em 1958, e é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Foi professora de Português, Inglês e Francês, no ensino particular e público, entre 1982 e 1997.
Recebeu o Prémio Verbo-Semanário, juntamente com Mª do Rosário Pedreira, pelo livro «O Clube das Chaves entra em acção», em 1989. Desta coleção foi feita uma adaptação para uma séria televisiva com o mesmo título, exibida num canal de televisão nacional e num estrangeiro.
Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, poesia, contos, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro.
Vários títulos da autora estão traduzidos e publicados noutros países.
Do seu livro mais conhecido, A Lua de Joana (traduzido e publicado em cinco países estrangeiros: Albânia, Alemanha, Bulgária, China e Espanha), foi feita uma adaptação para teatro por Ana Lúcia Galinha, tendo sido levada à cena pelo grupo Artyaplausos, em Lisboa e noutras cidades do País, em 2007, 2008 e 2009.
Vários livros juvenis da sua autoria foram selecionados para o concurso nacional «OLIMPÍADAS DA LEITURA», entre eles, Gaspar & Mariana, A Fonte dos Segredos e O Guarda da Praia.
Foram publicados alguns contos inéditos da sua autoria nas revistas: Cais, Barata, Família Cristã.
Desde 1990, visita regularmente bibliotecas e escolas em todo o País, onde as suas obras são usadas com objetivos pedagógicos, nos vários níveis de ensino.
Várias dezenas de títulos desta autora constam do PLANO NACIONAL DE LEITURA.
(Biografia adaptada da página da Editora Letrarium)

Se quiseres saber mais sobre esta autora e as suas obras visita o site desta editora:

http://www.letrarium-publicacoes.pt/

Encontro com a escritora Marina Santos

No dia 14 de março, tivemos o prazer de receber a escritora Marina Santos.
Para os alunos das turmas C e D do 5ºano e H e I do 6ºano, que leram e trabalharam as obras da coleção “Clube dos Exploradores”, tinha chegado o momento especial - podiam, agora, conhecer e conversar com a pessoa que escrevera as aventuras. E que bem o fizeram… para além das muitas perguntas que colocaram, esmeraram-se e presentearam a escritora com a leitura dos poemas, canções, dramatizações, um conjunto de marcadores e outros trabalhos alusivos ao conteúdo das obras e das personagens. Para recordar a presença na nossa escola, os alunos do 6ºI ofereceram-lhe um lindo prato, feito no Clube do Artesanato.
Obrigada, Marina Santos, pela sua disponibilidade, simpatia e por nos ter proporcionado um fantástico momento de promoção da leitura!

E, agora, a opinião que a escritora registou no facebook sobre estas sessões:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.408191879195932.115160.163153363699786&type=1

Para ver e rever, deixamos a apresentação das fotos de alguns dos momentos mais significativos.


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
A digital slideshow by Smilebox

Semana da Leitura – Notícias…

Em “redor” dos livros e de (das) leituras, comemorámos, mais uma vez, a Semana da Leitura. E, logo no dia 5 de março, no 1º turno da manhã e da tarde, o toque “especial” da campainha da escola convocou todos os professores e alunos para a leitura de diferentes textos sobre a temática da Cooperação/Solidariedade – “Os Momentos de Leitura” tinham dado o mote para as outras atividades que se iriam desenvolver.
Ao longo de duas semanas, muitos alunos e um número significativo de professores participaram nos diversos concursos realizados e na Oficina da Escrita “Da imagem à palavra”. Tiveram, também, oportunidade de ver os trabalhos realizados pelos colegas, os quais se encontravam expostos na Biblioteca e de “tocar” nos novos livros e filmes que a todos nos irão enriquecer. E, para terminarmos da melhor maneira, os três primeiros classificados nos Top Leitor (presencial e domiciliária) foram comtemplados com prémios: um diploma e um livro.
Parabéns muito especiais para os seguintes alunos:

Leitura Presencial:
1ºAlishah Jivraj - 5ºG
2ºJoão Martins – 8ºE
3ºBernardo Santos – 5ºE

Leitura Domiciliária:
1ºLuís Pereira – 5ºG
2ºEster Indi - 8ºA
3ºCarolina Vicente – 8ºC

Esperamos que a magia dos livros e das leituras chegue cada vez a um maior número de utilizadores e que se concretize em momentos de prazer e de conhecimento.

Cartaz da Semana da Leitura

A celebração da Semana da Leitura junta-se, mais uma vez, à comemoração da temática proposta pela ONU para o ano em causa. Assim, a 6.ª edição da Semana da Leitura, que irá decorrer em 2012, centra-se na “Cooperação/Solidariedade”.
Entre 5 e 9 de Março de 2012, propõe-se, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões transversais que preocupam o mundo atual e que, estando relacionadas com a temática proposta para esta edição, abordem áreas que podem ir da cooperação entre etnias e culturas ou entre meios rurais e meios urbanos, até preocupações relacionadas com a educação, a saúde, o lazer, os recursos naturais ou as fontes de energia.

Das várias actividades previstas para a nossa escola salientamos:



- Momentos de Leitura - 5 de março

À semelhança das outras escolas do agrupamento, serão lidos textos relacionados com a temática "Cooperação/Solidariedade".
- Leituras cruzadas - De 5 a 16 de março

- Encontro com a escritora Marina Santos - 14 de março - 2 sessões: 5.º C, 5.º D, 6.º H e 6.ºI

- Encontro com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez - 17 de abril - 1 sessão: 7.º A, 8.º C e 9.º A


Convidamos toda a comunidade educativa a participar nas atividades previstas.

Aqui fica o cartaz da Semana da Leitura da nossa escola.


Semana da Leitura - Encontro com a escritora Marina Santos

É já no dia 14 de março, no âmbito da Semana da Leitura, que receberemos a escritora Marina Santos para duas sessões com os alunos dos 5.º e 6.º anos. As turmas C e D do 5.º ano e H e I do 6.º ano, estão já a ler as obras da coleção "Clube dos Exploradores" e a preparar entusiasticamente o encontro com a escritora.

Aqui fica uma pequena biografia de Marina Santos, extraída do site Clube dos Exploradores, no qual é possível ficares a saber muito mais sobre a escritora e todos os livros e personagens da coleção.

Marina Isabel Pereira dos Santos Fonseca nasceu em Lisboa a 3 de novembro de 1971.

Casada e com dois filhos, procura conciliar a vida familiar com a atividade de escritora, as funções que desempenha na Câmara Municipal de Loures e, ainda, com a Licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação.

Sempre frequentou a Ericeira onde fez muitos e bons amigos e foi, justamente, nas experiências que ali viveu que se inspirou para criar "Os Exploradores".

Com o primeiro livro, "O Clube dos Exploradores", vê concretizado um sonho que mantinha desde os dez anos, idade em que se iniciou no exercício da escrita.

A coleção "Clube dos Exploradores" já conta com seis títulos, sendo um projeto de longa data que ainda prevê muitas e mais aventuras.

Os encontros com Maria João Lopo de Carvalho

Tal como previsto, realizaram-se, no dia 3 de Maio, os encontros com Maria João Lopo de Carvalho. Os alunos e professores das turmas C e I do 5.º ano e D e F do 6.º ano prepararam com muito empenho a sua participação nas sessões com a escritora, as quais decorreram em clima de grande entusiasmo.
Numa linguagem clara e com muita simpatia, a autora conversou com os alunos acerca dos seus livros e respondeu às muitas perguntas que lhe foram colocadas.
Aqui ficam algumas imagens desta actividade.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Customize a photo slideshow

Encontros com a escritora Maria João Lopo de Carvalho

É já no dia 3 de Maio que iremos receber a escritora Maria João Lopo de Carvalho na nossa escola. Os alunos de algumas turmas dos 5.º e 6.º anos irão participar nas duas sessões com a autora, depois de terem lido nas aulas as obras da colecção “7 Irmãos”.
Maria João Lopo de Carvalho nasceu em Lisboa em 1962. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1985. Foi professora de Português e de Inglês do Ensino Básico e Secundário, entre 1985 e 1989 e, novamente, de 1992 a 1995. Em 1989 fundou a Know How, dedicada à edição de livros e ao ensino de inglês para crianças. Foi assessora no Gabinete de Vereação da Educação e Acção Social do Município de Lisboa, de 2002 a 2005. De 2005 a 2007, foi assessora no Gabinete do Director Municipal de Cultura, tendo a seu cargo a dinamização da leitura nas Bibliotecas Municipais e a ligação da Biblioteca com as escolas.
Publicou vários livros infantis, entre eles, O herói sou eu (2007), Que bicho te mordeu (2007) e A minha mãe é a melhor do Mundo (2005). Os seus romances Acidentes de percurso (2001) e Virada do avesso (2000), ambos best-sellers, inscreveram o seu nome na literatura pop, tendo publicado depois Adopta-me (2004), onde aborda a pobreza infantil nos subúrbios de Lisboa. Colaborou também com a imprensa, como cronista das revistas Pais & Filhos (1994), Xis (2000), GQ (2000-2001) e Vidas (2004) e nos jornais Expresso (2002) e Diário de Notícias (2004). Actualmente é responsável pelas crónicas semanais "Sal e Pimenta” da revista Focus.

Semana da Leitura 2011

Durante a Semana da Leitura pudemos registar a participação empenhada e entusiástica de alunos e professores.

Para a actividade "Momentos de Leitura", que decorreu no dia 21 de Março, em todas as turmas em simultâneo, foram seleccionados textos centrados na relação Leitura-Energia-Floresta:
5.º ano - A rainha da floresta -António Torrado
6.º ano - As quatro portas do céu - Rosa Lobato de Faria
7.º ano - O sonho da floresta - Kenneth Steven
8.º ano - Escuta as vozes da Terra - Douglas Wood
9.º ano - O Papalagui, Discursos de Tuiavii, recolhidos por Erick Scheurmann

Durante a semana, as "Leituras Cruzadas" envolveram cerca de 60 alunos de todos os anos de escolaridade. Esta actividade constituiu uma importante partilha de leitura entre alunos do 5.º ao 9.º ano.

No dia 25 de Março, recebemos, na biblioteca, António Fontinha, que a todos encantou com as histórias tradicionais portuguesas que tão bem sabe narrar.

Aqui ficam algumas imagens recolhidas durante a Semana. Click to play this Smilebox slideshow

Create your own slideshow - Powered by Smilebox






Sessão de contos tradicionais portugueses com António Fontinha

Nos dias 24 e 25 de Março, no âmbito da Semana da Leitura, vamos receber, nas bibliotecas escolares do nosso agrupamento, o contador de histórias António Fontinha.
Poderão consultar aqui a calendarização das sessões nas várias escolas.

Na biblioteca da EB 2,3 Luís de Sttau Monteiro, realizar-se-ão duas sessões com António Fontinha, no dia 25, para os 6.º B, C e E e 7.º B e C.


Aqui vos deixamos uma pequena biografia deste excelente contador de histórias que tanto nos orgulhamos de receber:

António Fontinha nasceu em Lisboa em 1966 e viveu até 1975 no Dundo/Angola. Concluíu o primeiro ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1986/86), trabalhando como actor em diversas produções até 1995. Três anos antes começara a desenvolver trabalho como contador de estórias no Centro Educativo da Belavista, ao serviço do Chapitô, o que o levou a mudar de percurso. Desde então desenvolve um trabalho continuado em projetos de intervenção social, em escolas e bibliotecas de todo o país, abrindo caminho aos vários contadores que lhe seguiriam. Já participou em vários simpósios de narradores no nosso país e no estrangeiro.
A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à actividade de narrador, tem feito recolha de contos tradicionais por todo o país, tendo algumas delas sido editadas, como os Contos Populares Portugueses pela Câmara Municipal de Palmela em 1997 e os Contos que a memória guarda pela Câmara Municipal de Alijó em 2003.
(Publicada por Narração Oral)