Boas férias!

A equipa da Biblioteca deseja a todos umas férias excelentes e sempre na companhia de um bom livro.
Até setembro!

Projeto "Eu vou à Biblioteca" - Concurso Passaporte de Leitor

Com o objetivo fundamental de promover a leitura, o Passaporte de Leitor foi mais uma das iniciativas no âmbito do Projeto Eu vou à biblioteca.
Ao longo do ano letivo, foram requisitados cerca de 800 passaportes por alunos de todos os anos de escolaridade.
Tendo em conta o número de passaportes entregues por cada aluno e o seu correto preenchimento, divulgamos os nomes das vencedoras do concurso realizado:

1.º lugar - Maria Margarida Amoroso - 6.º D
2.º lugar - Hellen Gonçalves - 6.º D
3.º Whitney Wing - 7.º F

Parabéns a todos os participantes, sobretudo às vencedoras. Continuem a ser umas boas leitoras!

Festa da Poesia




A Festa da Poesia, realizada no âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, decorreu no dia 4 de junho na Biblioteca Municipal José Saramago. Constituiu um momento significativo de um processo que se iniciou no 1.º período com as sessões de formação “Estendal de Poesia” para professores e alunos, e que continuou no 2.º período com o Concurso de Poesia, no qual se pretendeu estimular a escrita poética associada à consolidação de hábitos de leitura.
Deu-se início à sessão com a entrega dos diplomas aos 180 alunos que participaram no concurso com 200 poemas. De seguida foram divulgados os vencedores e entregues os respetivos prémios e diplomas. Para finalizar, pudemos assistir a uma performance com declamação dos poemas premiados e música incluída, por Cristina Estrompa, Pedro Capelas e Fernando von Trina (Grupo O Seu Contrário).
Foi motivo de orgulho podermos contar com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Pedro Domingues, da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Helena Araújo, e ainda dos representantes de três dos patrocinadores, as Juntas de Freguesia de Loures e Lousa e a Caixa Geral de Depósitos, aos quais publicamente agradecemos. A sala encheu-se de alunos, professores, pais e encarregados de educação e representantes das associações de pais que, de forma entusiástica, participaram na sessão. De facto, a celebração da POESIA aconteceu!

Até ao dia 22 de junho, no átrio da Biblioteca Municipal José Saramago, estarão expostos todos os poemas admitidos, bem como os trabalhos produzidos nas sessões de formação “Estendal de Poesia”.

Parabéns a todos os alunos envolvidos, particularmente aos vencedores que passamos a divulgar, com o título dos respetivos poemas:

1.º Ciclo – Escalão A
1.º Rafael Almeida - 4ºC - O sonho
2.º Paulo Oliveira - 4º C - Gargalhadas
3.º Joana Teixeira - 4ºC – A escola
Menção honrosa – João Mª Lourenço - 4ºC - WC

2ºCiclo - Escalão B
1º Inês Silva - 5ºB - O céu e eu
2º Mariana Eira - 5ºB - Ir à Lua
3º Rodrigo Teixeira - 5ºB - Voar

3ºCiclo - Escalão C
1º Ana Patrícia Cândido - 9ºF - Ensaio sobre a Beleza
2º Miriam Oliveira - 9ºC - Vida invulgar aos quinze
3º João António Ferreira - 9ºA - Pai, estarás sempre comigo
Menção honrosa - Joana Fonseca - 7ºF - Irmão de Coração

Eis os poemas premiados:

Concurso de Poesia - Divulgação dos participantes

De acordo com o regulamento do Concurso de Poesia realizado no âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, decorreram já as duas fases de seleção dos poemas apresentados a concurso.

Divulgamos, então, os números referentes às fases do concurso
Nº poemas entrados – 80 (40 do 2ºciclo- Escalão B,  e 40 do 3º ciclo - Escalão C)

Nº de alunos participantes -72 (35 do 2º ciclo e 37 do 3º ciclo)
Nº de poemas eliminados -5
N.º de poemas que passaram à 2.ª fase: 27

Divulgamos, ainda, a lista dos concorrentes dos escalões B (2.º ciclo) e C (3.º ciclo). A amarelo estão sinalizados os alunos admitidos na 2.ª fase do concurso.
Todos os alunos admitidos nesta fase estarão presentes na Festa da Poesia a realizar no dia 4 de junho, pelas 10.30h, na Biblioteca Municipal José Saramago. Os vencedores serão conhecidos nesta ocasião, recebendo os respetivos prémios e diplomas.


Escalão B
Laura Moreira 5º A
Sara Baião Capucho 5º B
Iara Frutuoso Ferreira 5º B 
Bruno Miguel Marques 5.º B
Rita Cardoso 5º B 
Ana Catarina Andrade 5.º B
Andries Liviu 5º B
Guilherme Silva 5º B 
Carolina Alves Rocha 5º B
Gabriel Gonçalves 5º B 
Bruno Alexandre Barradas 5º B
Madalena Oliveira 5º B
Maria dos Santos Pinéu 5.º B
Inês Filipa Silva 5.º B
Isabel Esteves 5º B 
Diogo Monteiro 5.º B
Mariana Romão da Eira 5.º B
Rodrigo Miguel Teixeira 5.º B
Miguel Silva 5º C 
Alexandra Coelho 5.º C
Rita Valério 5º C 
Alexandre Costa 5º C
Ana Catarina Martins 5.º C
Diogo Sebastião 5º F 
Daniela Cotovio 5.º F
Jéssica Brazuna 5º F 
Inês Santos 5º H
Márcia Simões 5º I 
Raquel Pereira 5.º I
Rodrigo Felizardo 5º I 
Alexandre Borges 6.º D
Luís Semedo 6º E 

Escalão C
Mariana Neves 7.º B
Filipa Alves 7.º D 
Raquel Vitorino 7.º D
Maria Clara Lopes 7.º D 
Isa Monteiro 7.º D
Jéssica Martinho 7.º D 
Mara Pina 7.º D 
Jéssica Pedro 7.º D 
Diogo Cardoso 7.º D 
Isaac Silva 7.º D 
Rodrigo Monteiro 7.º D 
Bruna Silva 7.º D
Diogo Ferreirinho 7.º D
Cláudia Cristina Runcan 7.º E
Ana Filipa Coelho 7.º F 
Whitney Wing 7.º F
Joana Fonseca 7.º F
Carlos Mendes 8.º A 
Larissa Silva 8.º A
Lígia Zeferino 8.º A
Raphaella Castro 8.º B 
Madalena Fernandes 8.º B
Carolina Sofia Antunes 8.º D
Marius Alexandru Runcan 8.º D
Inês Sofia Mateus 9.º A 
André Filipe Alexandre 9.º A
Rafael Mourato 9.º A 
Marta Afonso 9.º A
João António Ferrreira 9.º A
Maria Amoroso 9.º A 
Miriam Oliveira 9.º C
Joana Sofia Caetano 9.º F 
Ana Patrícia Cândido 9.º F


Congratulamo-nos com a adesão dos alunos e professores de Português, que fizeram deste concurso uma realidade.
Parabéns a todos e estejam atentos à divulgação dos vencedores.





Começa hoje a grande festa do livro!


Tem hoje início, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, a 83.ª Feira do Livro. Até ao próximo dia 10 de junho estarão disponíveis cerca de 240 pavilhões de várias editoras nos quais os visitantes poderão adquirir livros a preços acessíveis. Além disso, poderão assistir a vários debates, apresentações, lançamentos, sessões de autógrafos e participar num vasto programa de animação.


Organizada pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a Feira do Livro de Lisboa conta ainda com diversas iniciativas para jovens e famílias, como serões de contos, ateliês de ilustração e de arquitetura, atividades na área da música e do teatro, sessões de teatro, contos em inglês, lançamentos de livros, animação de rua, sussurradores de palavras, entre muitas outras.

A Feira do Livro de Lisboa apresenta em 2013 um horário alargado: de segunda a quinta-feira funciona das 12h30 às 23h00; à sexta-feira das 12h30 às 21h00; ao sábado e véspera de feriado das 11h00 às 24h00; e aos domingos decorre das 11h00 às 23h00.

Divulgamos as datas, horários e locais das sessões de autógrafos de alguns dos teus escritores e ilustradores favoritos:

Álvaro Magalhães - 25 de maio - 15.00h - Leya
José Jorge Letria – 25 de maio – 15.30h – Leya
Luísa Ducla Soares – 25 de maio – 16.00h – Livros Horizonte; 26 de maio – 18.00h – Ed Estampa; 2 de junho – 17.00h – Porto Editora

Alice Vieira – 25 e 26 de maio e 2, 8, 9 e 10 de junho– 16.00h – Leya
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada – 25 e 26 de maio e 1, 2, 8, 9 e 10 de junho– 16.00h – Leya
José Fanha – 26 de maio – 16.00h – Ed. Paulinas
Mafalda Moutinho - 26 de maio e 1 e 8 de junho – 16.30h – Leya
Margarida Fonseca Santos - 26 de maio e 1 de junho – 17.00h – Leya
Maria João Lopo de Carvalho – 1 de junho – 11.00h e 18.00h – Leya; 16.00h – Book It; 8 de junho – 17.00h - Leya
Luís Sepúlveda - 1 e 3 de junho – 16.00h – Porto Editora
Rita Taborda Duarte – 1, 8 9 de junho – 16.30h – Leya
Afonso Cruz – 2 e 10 de junho – 18.00h – Leya
António Torrado – 8 e 9 de junho – 15.00h – Leya
António Mota - 8 de junho – 15.00h – Leya
Patrícia Reis - 8 de junho – 17.00h – Leya
Maria Alberta Meneres - 9 de junho – 15.00h – Leya

Pode consultar toda a programação cultural no site da 83.ª Feira do Livro de Lisboa.
Bom passeio e boas leituras!

18 de maio - Comemoração do Dia e Noite dos Museus em Loures

Em maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus que, este ano, coincide com a Noite dos Museus, dois momentos importantes que a Câmara Municipal de Loures vai assinalar nos seus principais espaços museológicos – Museu Municipal de Loures e Museu de Cerâmica de Sacavém – com uma programação especial.

O tema das comemorações de 2013, Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, constitui uma oportunidade adicional para afirmar os museus como lugares de memória, onde a criatividade e a inovação se celebra em estreito convívio com os seus públicos.

Neste sentido, Loures dinamizará, durante todo o dia 18 de maio, um conjunto de atividades lúdico-culturais, de acesso livre e gratuito, centradas nos museus municipais. das quais salientamos:

No Museu Municipal de Loures

Visita Animada ao Conventinho *
Entre as 15h e as 17h terá lugar uma viagem pela história da Quinta do Conventinho, conduzida por personagens de época...

Gala dos Melhores Momentos da História de Loures (alguns, vá…) *
20h00; 22h00; 24h00
Noite de recriação histórica, animada com factos conhecidos da história do concelho, envolvendo muito humor e alguns momentos inesperados... Assista a uma das três sessões que estão agendadas para as 20, 22 ou 24h.
* ATENÇÃO! A participação nestas atividades do Museu Municipal de Loures está sujeita a marcação prévia, até dia 17 de maio, através do telefone 211 150 673 ou pelo e-mail: ser_educativo_conven@cm-loures.pt.

No Museu de Cerâmica de Sacavém

Memórias na Objetiva
09.00h-17.00h
Fotopaper pela cidade de Sacavém, que irá permitir aos participantes conhecer a história local, as memórias do passado e fazer o registo fotográfico dos vestígios ainda existentes.
Esta iniciativa resulta de uma parceria com o agrupamento de Escolas de Sacavém e Prior Velho, sendo direcionada para o público escolar, pelo que será a única a decorrer no dia 17 de maio.

Do Indivíduo à Memória Coletiva *
10h30-11h30
Visita à exposição A Arte Nova nos Azulejos em Portugal, orientada pelo colecionador Feliciano David.
11h30-12h30
Lembrar o Grupo Desportivo da Fábrica de Loiça de Sacavém, na companhia de antigas glórias do desporto corporativo
15.00h-16.00h
Visita à exposição Eduardo Gageiro: Rapaz de Sacavém, Fotógrafo do Mundo, orientada pelo artista homenageado.
16h00-17h00
Eduardo Gageiro apresenta o livro Liberdade, Abril/Maio de 1974
17h00-18h00
Lembrar o Grupo Desportivo da Fábrica de Loiça de Sacavém, na companhia de antigas glórias do desporto corporativo
18h00-19h00
Deolinda Folgado apresenta o livro 1933-1968 - A Nova Ordem Industrial no Estado Novo. Da Fábrica ao Território de Lisboa

Vozes de Hoje e de Outrora *
21h30-22h30
Atuação do Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música.

Recital de Poesia ao Som da Guitarra e Violino *
22h30-24h00
Poemas de Abril e Maio por Carlos Pinheiro, Elsa Arruda e Hélder Pinheiro.
Poesia de Escárnio e Maldizer por Paula Ângelo, Lurdes Castanheira, Sara Butler e Maria de Lurdes Augusto.
* ATENÇÃO! A participação nestas atividades do Museu de Cerâmica de Sacavém estão sujeitas a marcação prévia, até dia 17 de maio, através dos telefones 211 151 082 / 85 / 86 ou pelo e-mail: ser_educativo_cerami@cm-loures.pt

Para mais informações contacte a Divisão da Cultura / Câmara Municipal de Loures
Telefones: 211 151 082 / 085 / 086
E-mail: ser_educativo_cerami@cm-loures.pt

Fonte de consulta: LOURES MUNICÍPIO – agenda [em linha] [Consult. em 17-05-2013] Disponível em http://www.cm-loures.pt/ListaAgenda.aspx

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos

Este ano, a Semana da Leitura terminou no Dia Mundial do Livro e de forma muito especial, pois tivemos o privilégio de receber a escritora Margarida Fonseca Santos.

A partir da leitura das suas obras e inspirados nas respetivas temáticas e personagens, os alunos produziram trabalhos muito diversificados e em diversos suportes. Assim, o sonho e a imaginação de O Peixe azul, as questões matemáticas da Falha de Cálculo e a violência infantil e juvenil (bullying) em Uma questão de azul escuro concretizaram-se em marcadores, ilustrações, textos poéticos, canções, biografias, acrósticos, folhetos informativos, dramatizações e, ainda, num imenso e maravilhoso peixe azul em 3D.

Foi com muita alegria e empenho que os alunos apresentaram alguns destes trabalhos à escritora, aos colegas e aos professores e, de seguida, com curiosidade, colocaram imensas questões. E, por fim, uma concorrida sessão de autógrafos encerrou a sessão.

Obrigada, Margarida, pelos momentos de aprendizagem e de encantamento que a todos proporcionou.

Parabéns aos alunos (cerca de oitenta) e aos professores (cerca de dezoito) pelo trabalho colaborativo desenvolvido, o qual permitiu mobilizar saberes e competências diversas em prol da melhoria das aprendizagens dos alunos.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow created with Smilebox