Novidades na Biblioteca

Já estão disponíveis novos livros, que podes ver na exposição que está a decorrer na biblioteca, os quais, na sua maioria, foram adquiridos no âmbito do Projeto "Eu vou à Biblioteca". Temos a certeza que serão do teu agrado! 

 Aqui fica a lista completa das novas aquisições: 

SOARES, Ana e WONG, Bárbara, No mundo dos mortos, Ed. Alfaguara 
SOARES, Ana e WONG, Bárbara, No labirinto do Minotauro, Ed. Alfaguara 
CASSIDY, Cathy, A paixão de Cherry, Ed.Civilização 
CASSIDY, Cathy, O segredo de Skye, Ed. Civilização 
LINDGREN, Astrid, Pippi das meias altas, Ed.Booksmile 
GREGORY, Philippa, Predestinado, Ed. Civilização 
STOCHETT, Kathryn, As serviçais, Ed. 11x17 
MUCHAMORE, Robert, O anjo da guarda, Porto Editora 
LORD, Gabrielle, Conspiração 365/Janeiro, Ed. Contraponto 
LORD, Gabrielle, Conspiração 365/Fevereiro, Ed. Contraponto 
PRICE, Lissa, Destinos interrompidos, Editorial Planeta 
COLLINS, Suzanne, Jogos da Fome I, Ed. Presença 
COLLINS, Suzanne, Jogos da Fome II, Ed. Presença 
COLLINS, Suzanne, Jogos da Fome III, Ed. Presença 
CARVALHO, Sandra, Sombras da noite branca, Ed. Presença 
MAGALHÃES, Ana M. e ALÇADA, Isabel, Uma aventura no castelo dos três tesouros, Ed. Caminho 
SANTOS, Margarida Fonseca e Carvalho, Maria João Lopo, Sozinhos em casa, Oficina do Livro 
MENÉRES, Maria Alberta, Ulisses, Ed. Asa 
MOTA, António, O lobisomem, Ed. Gailivro 
SEPÚLVEDA, Luís, História de um gato e de um rato que se tornaram amigos, Porto Editora
ALMEIDA, Carla Maia, Irmão Lobo, Planeta Tangerina 
ANDRESEN, Sophia M.Breyner e TAVARES, Pedro, Os ciganos, Porto Editora 
MAGALHÂES, Ana M. e ALÇADA, Isabel, O monge desastrado e os pastéis de Belém, Ed. Caminho 
WOOLF, Virginia, A viúva e o papagaio, Ed. Texto 
GLOVER, David, O planeta dos quebra-cabeças, Ed. Educação Nacional 
GLOVER, David, O museu dos mistérios, Ed. Educação Nacional 
ALMOND,David, O meu pai é um homem pássaro, Ed. Presença 
HODGSON,Julie, Jodie e o cartão da biblioteca, Ed. Opera Omnia 
REIS, Patricia, Assalto à casa de Fernando Pessoa, Planeta Júnior 
GONZALEZ, Mª Teresa Maia, Ana Açúcar quebra o feitiço, Ed. Letrarium 
SOARES,Luísa Ducla, O meu primeiro Eça de Queirós, Ed. D.Quixote 
LETRIA,José Jorge, Histórias curiosas da nossa História, Oficina do Livro

Visitas guiadas à Biblioteca

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do 5.º ano deslocaram-se à Biblioteca para uma visita guiada, cujos principais objetivos foram dar a conhecer os vários espaços da BE e informar acerca das normas que devem ter em atenção quando os utilizam. No final, os alunos receberam o guia de utilizador da BE. 
Foi uma festa conhecer a Biblioteca!

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Celebra-se em outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. 
Este ano, o tema proposto pela International Association of School Librarianship (Associação Internacional das Bibliotecas Escolares), para esta comemoração é 


 Biblioteca escolar: uma porta para a vida

 School Libraries: Doorways to Life

Na nossa escola, para festejar condignamente a efeméride, temos previstas várias atividades, que poderás consultar no cartaz abaixo:


Entretanto, prepara-te para a Feira do Livro Usado que já é no dia 24, onde poderás adquirir livros novos e usados a bons preços. E, quem sabe...comprar já prendas de Natal para os teus amigos e família!

Participa na Oficina da Escrita subordinada ao tema "Bibliotecas Escolares: Uma porta para a Vida". Podes inspirar-te no bonito texto "As Bibliotecas" de Valter Hugo Mãe.


Vai à BE e participa nas diversa atividades que te propomos. Para além de aprenderes e te divertires, ainda poderás ganhar prémios.
Contamos Contigo!

Bom ano letivo!

Setembro chegou e cá estamos de regresso ao trabalho. A equipa da biblioteca escolar deseja a todos um excelente ano letivo repleto com muitos sucessos escolares e muitas e boas leituras. Esperamos continuar a contar com a vossa presença na biblioteca e com o vosso entusiasmo nas atividades que temos programadas e que, a devido tempo, serão divulgadas.

Boas férias!

A equipa da Biblioteca deseja a todos umas férias excelentes e sempre na companhia de um bom livro.
Até setembro!

Projeto "Eu vou à Biblioteca" - Concurso Passaporte de Leitor

Com o objetivo fundamental de promover a leitura, o Passaporte de Leitor foi mais uma das iniciativas no âmbito do Projeto Eu vou à biblioteca.
Ao longo do ano letivo, foram requisitados cerca de 800 passaportes por alunos de todos os anos de escolaridade.
Tendo em conta o número de passaportes entregues por cada aluno e o seu correto preenchimento, divulgamos os nomes das vencedoras do concurso realizado:

1.º lugar - Maria Margarida Amoroso - 6.º D
2.º lugar - Hellen Gonçalves - 6.º D
3.º Whitney Wing - 7.º F

Parabéns a todos os participantes, sobretudo às vencedoras. Continuem a ser umas boas leitoras!

Festa da Poesia




A Festa da Poesia, realizada no âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, decorreu no dia 4 de junho na Biblioteca Municipal José Saramago. Constituiu um momento significativo de um processo que se iniciou no 1.º período com as sessões de formação “Estendal de Poesia” para professores e alunos, e que continuou no 2.º período com o Concurso de Poesia, no qual se pretendeu estimular a escrita poética associada à consolidação de hábitos de leitura.
Deu-se início à sessão com a entrega dos diplomas aos 180 alunos que participaram no concurso com 200 poemas. De seguida foram divulgados os vencedores e entregues os respetivos prémios e diplomas. Para finalizar, pudemos assistir a uma performance com declamação dos poemas premiados e música incluída, por Cristina Estrompa, Pedro Capelas e Fernando von Trina (Grupo O Seu Contrário).
Foi motivo de orgulho podermos contar com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Pedro Domingues, da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Helena Araújo, e ainda dos representantes de três dos patrocinadores, as Juntas de Freguesia de Loures e Lousa e a Caixa Geral de Depósitos, aos quais publicamente agradecemos. A sala encheu-se de alunos, professores, pais e encarregados de educação e representantes das associações de pais que, de forma entusiástica, participaram na sessão. De facto, a celebração da POESIA aconteceu!

Até ao dia 22 de junho, no átrio da Biblioteca Municipal José Saramago, estarão expostos todos os poemas admitidos, bem como os trabalhos produzidos nas sessões de formação “Estendal de Poesia”.

Parabéns a todos os alunos envolvidos, particularmente aos vencedores que passamos a divulgar, com o título dos respetivos poemas:

1.º Ciclo – Escalão A
1.º Rafael Almeida - 4ºC - O sonho
2.º Paulo Oliveira - 4º C - Gargalhadas
3.º Joana Teixeira - 4ºC – A escola
Menção honrosa – João Mª Lourenço - 4ºC - WC

2ºCiclo - Escalão B
1º Inês Silva - 5ºB - O céu e eu
2º Mariana Eira - 5ºB - Ir à Lua
3º Rodrigo Teixeira - 5ºB - Voar

3ºCiclo - Escalão C
1º Ana Patrícia Cândido - 9ºF - Ensaio sobre a Beleza
2º Miriam Oliveira - 9ºC - Vida invulgar aos quinze
3º João António Ferreira - 9ºA - Pai, estarás sempre comigo
Menção honrosa - Joana Fonseca - 7ºF - Irmão de Coração

Eis os poemas premiados: