Mostrar mensagens com a etiqueta Acontecimentos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Acontecimentos. Mostrar todas as mensagens

DEZEMBRO - Dia Internacional da Pessao com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

2014 o vencedor do 1º Prémio da 7ª Edição do Concurso "Cartaz 3 de dezembro"
 foi o designer Luís Almeida Silva, com o "Cartaz 3 de dezembro 2014"

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi assinalado, com a visualização de um filme intitulado – “Cuerdas”.
É a história de uma menina doce (Maria) que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega da turma que tem paralisia cerebral. Esta amizade entre ambos mostra que não há limitações que impeçam os sonhos. A animação é baseada na história real do filho do realizador que tem paralisia cerebral, e sua irmã. Os fundos provenientes do filme estão a ser utilizados no tratamento do menino.

“Cuerdas” é uma curta-metragem espanhola, realizada por Pedro Solís Garcia, que ganhou o Prémio Goya 2014, na categoria de Melhor Curta-metragem de Animação.




NOVEMBRO - "A menina que detestava ler"


 
 
"A Menina que detestava Livros" de Leanne Franson e Manjusha Pawagi
 
 
 
 
 
Numa sessão de Hora do Conto, baseada na obra A menina que detestava livros, de Manjusha Pawagi, destinada aos alunos da turma 5ºk, 5ºJ

Festa da Poesia




A Festa da Poesia, realizada no âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, decorreu no dia 4 de junho na Biblioteca Municipal José Saramago. Constituiu um momento significativo de um processo que se iniciou no 1.º período com as sessões de formação “Estendal de Poesia” para professores e alunos, e que continuou no 2.º período com o Concurso de Poesia, no qual se pretendeu estimular a escrita poética associada à consolidação de hábitos de leitura.
Deu-se início à sessão com a entrega dos diplomas aos 180 alunos que participaram no concurso com 200 poemas. De seguida foram divulgados os vencedores e entregues os respetivos prémios e diplomas. Para finalizar, pudemos assistir a uma performance com declamação dos poemas premiados e música incluída, por Cristina Estrompa, Pedro Capelas e Fernando von Trina (Grupo O Seu Contrário).
Foi motivo de orgulho podermos contar com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Pedro Domingues, da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Helena Araújo, e ainda dos representantes de três dos patrocinadores, as Juntas de Freguesia de Loures e Lousa e a Caixa Geral de Depósitos, aos quais publicamente agradecemos. A sala encheu-se de alunos, professores, pais e encarregados de educação e representantes das associações de pais que, de forma entusiástica, participaram na sessão. De facto, a celebração da POESIA aconteceu!

Até ao dia 22 de junho, no átrio da Biblioteca Municipal José Saramago, estarão expostos todos os poemas admitidos, bem como os trabalhos produzidos nas sessões de formação “Estendal de Poesia”.

Parabéns a todos os alunos envolvidos, particularmente aos vencedores que passamos a divulgar, com o título dos respetivos poemas:

1.º Ciclo – Escalão A
1.º Rafael Almeida - 4ºC - O sonho
2.º Paulo Oliveira - 4º C - Gargalhadas
3.º Joana Teixeira - 4ºC – A escola
Menção honrosa – João Mª Lourenço - 4ºC - WC

2ºCiclo - Escalão B
1º Inês Silva - 5ºB - O céu e eu
2º Mariana Eira - 5ºB - Ir à Lua
3º Rodrigo Teixeira - 5ºB - Voar

3ºCiclo - Escalão C
1º Ana Patrícia Cândido - 9ºF - Ensaio sobre a Beleza
2º Miriam Oliveira - 9ºC - Vida invulgar aos quinze
3º João António Ferreira - 9ºA - Pai, estarás sempre comigo
Menção honrosa - Joana Fonseca - 7ºF - Irmão de Coração

Eis os poemas premiados:

19 de Novembro - A nossa escola fez 23 anos!

No dia 19 de Novembro, comemorou-se o 23.º aniversário da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro. Em sessão muito animada, em que participaram alunos, professores e pais e encarregados de educação, foram entregues os diplomas aos alunos dos Quadros de Valor e de Valor e Excelência do ano lectivo 2008/09, bem como vários prémios e certificados relativos a actividades realizadas na escola durante o 1.º período.

A equipa da Biblioteca também esteve presente para entregar os diplomas e prémios aos vencedores do concurso "Sopa vitaminada come-se à colherada" e da oficina da escrita “Eu leio e reproduzo…

Aqui fica a apresentação de algumas fotos...

Mais uma Biblioteca do Agrupamento

No dia 30 de Setembro foi inaugurada mais uma Biblioteca Escolar no nosso Agrupamento – a BE da EB1/JI n.º1 de Loures.
A cerimónia protocolar contou com a presença de individualidades relacionadas com a DRELVT, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Autarquia e a Biblioteca Municipal José Saramago.
Após as intervenções dos representantes das várias entidades e do contributo de alguns alunos que recitaram poemas e cantaram o hino da escola, seguiu-se a visita à Biblioteca, onde os presentes foram surpreendidos com uma animação realizada pela equipa de animadores da Biblioteca Municipal José Saramago.
O novo espaço de aprendizagem e lazer constituirá, sem dúvida, uma mais-valia para os alunos, professores e famílias, assumindo-se, assim como um centro de recursos de extrema importância para a aprendizagem dos mais novos.
Esta é a terceira biblioteca do Agrupamento integrada na RBE, estando neste momento em montagem mais duas bibliotecas (EB1/JI da Fonte Santa e EB1/JI de Lousa).