Como habitualmente, foram entregues os prémios de frequência relativos ao 1.º período letivo.
Parabéns aos vencedores! Esperamos continuar a ver-vos por cá!
Prémios de frequência - 1.º período
quinta-feira, dezembro 19 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 16:42 0 comentários
Etiquetas: Concursos, Divulgação, Projeto Eu vou à Biblioteca
Aniversário da Escola – 19 de novembro
sexta-feira, novembro 15 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 12:16 0 comentários
Etiquetas: Comemorações, Concursos, Divulgação
Halloween – Concursos
Witch hat and Jack O’ Lantern Contests
Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 12:15 0 comentários
Etiquetas: Actividades, Comemorações, Concursos, Exposições, Trabalhos dos alunos
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Oficina da Escrita - Biblioteca Escolar: Uma Porta Para a Vida
quinta-feira, novembro 14 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 17:17 0 comentários
Etiquetas: Actividades, Concursos, Divulgação, Mês Internacional da Biblioteca Escolar, Poesia, Projeto Eu vou à Biblioteca, Trabalhos dos alunos
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Concursos e passatempos
Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 17:12 0 comentários
Etiquetas: Actividades, Concursos, Divulgação, Mês Internacional da Biblioteca Escolar, Projeto Eu vou à Biblioteca
Projeto "Eu vou à Biblioteca" - Concurso Passaporte de Leitor
Ao longo do ano letivo, foram requisitados cerca de 800 passaportes por alunos de todos os anos de escolaridade.
Tendo em conta o número de passaportes entregues por cada aluno e o seu correto preenchimento, divulgamos os nomes das vencedoras do concurso realizado:
1.º lugar - Maria Margarida Amoroso - 6.º D
2.º lugar - Hellen Gonçalves - 6.º D
3.º Whitney Wing - 7.º F
Parabéns a todos os participantes, sobretudo às vencedoras. Continuem a ser umas boas leitoras!
segunda-feira, junho 24 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 12:20 0 comentários
Etiquetas: Concursos, Divulgação, Projeto Eu vou à Biblioteca, Promoção da Leitura
Festa da Poesia
A Festa da Poesia, realizada no âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, decorreu no dia 4 de junho na Biblioteca Municipal José Saramago. Constituiu um momento significativo de um processo que se iniciou no 1.º período com as sessões de formação “Estendal de Poesia” para professores e alunos, e que continuou no 2.º período com o Concurso de Poesia, no qual se pretendeu estimular a escrita poética associada à consolidação de hábitos de leitura.
Deu-se início à sessão com a entrega dos diplomas aos 180 alunos que participaram no concurso com 200 poemas. De seguida foram divulgados os vencedores e entregues os respetivos prémios e diplomas. Para finalizar, pudemos assistir a uma performance com declamação dos poemas premiados e música incluída, por Cristina Estrompa, Pedro Capelas e Fernando von Trina (Grupo O Seu Contrário).
Foi motivo de orgulho podermos contar com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Pedro Domingues, da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Helena Araújo, e ainda dos representantes de três dos patrocinadores, as Juntas de Freguesia de Loures e Lousa e a Caixa Geral de Depósitos, aos quais publicamente agradecemos. A sala encheu-se de alunos, professores, pais e encarregados de educação e representantes das associações de pais que, de forma entusiástica, participaram na sessão. De facto, a celebração da POESIA aconteceu!
Até ao dia 22 de junho, no átrio da Biblioteca Municipal José Saramago, estarão expostos todos os poemas admitidos, bem como os trabalhos produzidos nas sessões de formação “Estendal de Poesia”.
Parabéns a todos os alunos envolvidos, particularmente aos vencedores que passamos a divulgar, com o título dos respetivos poemas:
1.º Ciclo – Escalão A
1.º Rafael Almeida - 4ºC - O sonho
2.º Paulo Oliveira - 4º C - Gargalhadas
3.º Joana Teixeira - 4ºC – A escola
Menção honrosa – João Mª Lourenço - 4ºC - WC
2ºCiclo - Escalão B
1º Inês Silva - 5ºB - O céu e eu
2º Mariana Eira - 5ºB - Ir à Lua
3º Rodrigo Teixeira - 5ºB - Voar
3ºCiclo - Escalão C
1º Ana Patrícia Cândido - 9ºF - Ensaio sobre a Beleza
2º Miriam Oliveira - 9ºC - Vida invulgar aos quinze
3º João António Ferreira - 9ºA - Pai, estarás sempre comigo
Menção honrosa - Joana Fonseca - 7ºF - Irmão de Coração
Eis os poemas premiados:
sexta-feira, junho 7 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 16:01 0 comentários
Etiquetas: Acontecimentos, Concursos, Divulgação, Exposições, Poesia, Projeto Eu vou à Biblioteca, Promoção da Leitura, Trabalhos dos alunos
Concurso de Poesia - Divulgação dos participantes
De acordo com o regulamento do Concurso de Poesia realizado no âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, decorreram já as duas fases de seleção dos poemas apresentados a concurso.
Divulgamos, então, os números referentes às fases do concurso
Nº poemas entrados – 80 (40 do 2ºciclo- Escalão B, e 40 do 3º ciclo - Escalão C)
Nº de alunos participantes -72 (35 do 2º ciclo e 37 do 3º ciclo)
Nº de poemas eliminados -5
N.º de poemas que passaram à 2.ª fase: 27
Divulgamos, ainda, a lista dos concorrentes dos escalões B (2.º ciclo) e C (3.º ciclo). A amarelo estão sinalizados os alunos admitidos na 2.ª fase do concurso.
Todos os alunos admitidos nesta fase estarão presentes na Festa da Poesia a realizar no dia 4 de junho, pelas 10.30h, na Biblioteca Municipal José Saramago. Os vencedores serão conhecidos nesta ocasião, recebendo os respetivos prémios e diplomas.
Escalão B
Laura Moreira 5º A
Sara Baião Capucho 5º B
Iara Frutuoso Ferreira 5º B
Bruno Miguel Marques 5.º B
Rita Cardoso 5º B
Ana Catarina Andrade 5.º B
Andries Liviu 5º B
Guilherme Silva 5º B
Carolina Alves Rocha 5º B
Gabriel Gonçalves 5º B
Bruno Alexandre Barradas 5º B
Madalena Oliveira 5º B
Maria dos Santos Pinéu 5.º B
Inês Filipa Silva 5.º B
Isabel Esteves 5º B
Diogo Monteiro 5.º B
Mariana Romão da Eira 5.º B
Rodrigo Miguel Teixeira 5.º B
Miguel Silva 5º C
Alexandra Coelho 5.º C
Rita Valério 5º C
Alexandre Costa 5º C
Ana Catarina Martins 5.º C
Diogo Sebastião 5º F
Daniela Cotovio 5.º F
Jéssica Brazuna 5º F
Inês Santos 5º H
Márcia Simões 5º I
Raquel Pereira 5.º I
Rodrigo Felizardo 5º I
Alexandre Borges 6.º D
Luís Semedo 6º E
Escalão C
Mariana Neves 7.º B
Filipa Alves 7.º D
Raquel Vitorino 7.º D
Maria Clara Lopes 7.º D
Isa Monteiro 7.º D
Jéssica Martinho 7.º D
Mara Pina 7.º D
Jéssica Pedro 7.º D
Diogo Cardoso 7.º D
Isaac Silva 7.º D
Rodrigo Monteiro 7.º D
Bruna Silva 7.º D
Diogo Ferreirinho 7.º D
Cláudia Cristina Runcan 7.º E
Ana Filipa Coelho 7.º F
Whitney Wing 7.º F
Joana Fonseca 7.º F
Carlos Mendes 8.º A
Larissa Silva 8.º A
Lígia Zeferino 8.º A
Raphaella Castro 8.º B
Madalena Fernandes 8.º B
Carolina Sofia Antunes 8.º D
Marius Alexandru Runcan 8.º D
Inês Sofia Mateus 9.º A
André Filipe Alexandre 9.º A
Rafael Mourato 9.º A
Marta Afonso 9.º A
João António Ferrreira 9.º A
Maria Amoroso 9.º A
Miriam Oliveira 9.º C
Joana Sofia Caetano 9.º F
Ana Patrícia Cândido 9.º F
Congratulamo-nos com a adesão dos alunos e professores de Português, que fizeram deste concurso uma realidade.
Parabéns a todos e estejam atentos à divulgação dos vencedores.
quinta-feira, maio 30 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 11:25 0 comentários
Etiquetas: Concursos, Divulgação, Projeto Eu vou à Biblioteca
Semana da Leitura – Vencedores dos Concursos
Foram muitos os alunos que participaram nos concursos que nesta "Semana" foram dedicados à escritora Margarida Fonseca Santos.
Alunos vencedores:
À Descoberta do Livro Perdido – Miriam Oliveira, 9ºC
À Descoberta do Autor Misterioso – Bruna Sofia Henriques, 5ºJ
Parabéns a todos os alunos participantes! Continuamos a contar convosco.
terça-feira, abril 30 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 19:09 0 comentários
Etiquetas: Concursos, Divulgação, Projeto Eu vou à Biblioteca, Promoção da Leitura, Semana da Leitura
Concursos "À descoberta do autor misterioso" e "À procura do livro perdido"
Divulgamos os concursos lançados no âmbito da Semana da Leitura. Esperamos muitas respostas a mais estes dois desafios.
Não te esqueças que tens de concorrer até ao dia 19 de abril. De que estás à espera?
sexta-feira, abril 12 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 21:39 0 comentários
Etiquetas: Concursos, Divulgação, Projeto Eu vou à Biblioteca, Promoção da Leitura, Semana da Leitura
Semana dos afetos - vencedores dos concursos
Divulgamos a lista dos vencedores dos concursos realizados no âmbito da Semana dos Afetos:
Concurso Á procura do livro perdido:
Parabéns!
sexta-feira, março 1 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 10:28 0 comentários
Etiquetas: Concursos, Divulgação
Semana dos afetos - Concursos
Divulgamos os concursos relativos à Semana dos Afetos que está a decorrer na nossa biblioteca.
quinta-feira, fevereiro 7 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 16:12 0 comentários
Etiquetas: Comemorações, Concursos, Divulgação
Concurso de Poesia
No âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, divulgamos o regulamento do Concurso de Poesia, destinado aos alunos das escolas com biblioteca do agrupamento. Poderão concorrer os alunos dos 3.º e 4.º anos, e do 2.º e 3.º ciclos. Haverá bons prémios para os três primeiros classificados em cada escalão.
Leiam com atenção o regulamento. Em caso de dúvida, contactem os vossos professores de Português ou a equipa da Biblioteca Escolar.
A partir de hoje, contamos com os vossos trabalhos, porque imaginação e criatividade não vão faltar, com certeza!
segunda-feira, janeiro 7 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 13:49 0 comentários
Etiquetas: Concursos, Divulgação, Poesia, Projeto Eu vou à Biblioteca
Concurso "Broomsticks and Pumpkins" - resultados
Foram muitos os alunos que quiseram participar no concurso de Halloween. Surgiram trabalhos muito originais e criativos, por isso o júri teve uma difícil tarefa: escolher os melhores.
Os vencedores foram:
Vassouras
1º Lugar – Sara Capucho e Maria Pinéu– 5ºB
2º Lugar – Guilherme Silva – 5ºB
3º Lugar – Rita Cardoso – 5ºB
Abóboras
1º Lugar – Beatriz Santos – 9ºC
2º Lugar – Felipe Marques – 5ºI
3º Lugar – Nicole Domingues – 5ºA
Parabéns!
quinta-feira, novembro 8 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 17:23 0 comentários
Etiquetas: Comemorações, Concursos, Divulgação, Trabalhos dos alunos
Concurso de Halloween
Os trabalhos deverão ser entregues na BE até às 13h30m do dia 31 de outubro, devidamente identificados com o nome, o número e a turma.
Aos três primeiros lugares serão atribuídos prémios e os respetivos certificados.
Mãos à obra! Usa a tua criatividade e participa!
E boa diversão no Halloween!
segunda-feira, outubro 29 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 18:00 0 comentários
Etiquetas: Actividades, Comemorações, Concursos, Divulgação, Exposições
Concurso "Da Imagem à Escrita"- Semana dos Afetos
Embora já com algum atraso, não quisemos deixar de divulgar os textos dos alunos vencedores deste concurso que decorreu, em fevereiro, dedicado ao tema do Amor.
1º lugar: Sandro-6ºB
2º Lugar: Rita Coutinho - 6ºB
3º Lugar (em exaequo): Miguel Correia e Mariana Neves do 6º C.
Estão de parabéns vencedores e todos os trinta alunos que participaram.
segunda-feira, abril 2 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 16:31 0 comentários
Etiquetas: Concursos, Trabalhos dos alunos
Dia Mundial da Poesia - Concurso “Faça Lá um Poema”
No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidam todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia Faça lá um Poema.
O Concurso decorre entre janeiro e março de 2012 e terá a sua final no Dia Mundial da Poesia a 24 de março de 2012, no Centro Cultural de Belém.
O regulamento pode ser consultado aqui.
sábado, janeiro 21 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 15:52 0 comentários
Etiquetas: Concursos, Divulgação
Mês Internacional da Biblioteca Escolar - Concurso – “Quando a Poesia é tema…faça lá um poema”
Era uma vez um sonho
Que nasceu desejo
Que se fez vontade…A partir deste mote, a equipa coordenadora da biblioteca e os professores de Língua Portuguesa convidaram alunos, professores e funcionários a escrever um poema de tema livre. Os alunos deram “asas” à sua imaginação e produziram belos poemas sobre o Amor, a Amizade, a Felicidade, o Mundo, a Natureza, os Livros e outras temáticas, os quais podem ser lidos na exposição que se encontra na biblioteca. Temos poetas! Parabéns!
Foram vencedores os alunos Rita Coutinho do 6.º B (1.º lugar), Sandro Ramos do 6.º C (2.º lugar) e Mariana Neves, do 6.º C, e Carolina Antunes, do 7.º E (3.º lugar ex-aequo).
Para “abrir o apetite”, leiam os poemas vencedores:
segunda-feira, novembro 14 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 15:44 0 comentários
Etiquetas: Concursos, Mês Internacional da Biblioteca Escolar
3.º concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?"
Já podes concorrer ao 3.º desafio sobre o novo acordo ortográfico da Lígua Portuguesa. Boa sorte!
quarta-feira, novembro 9 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 18:10 0 comentários
Etiquetas: Concursos
2.º concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?"
Já está a decorrer o 2.º concurso "Com o novo acordo ortográfico, como se escreve?".
Recordamos que, ao longo do ano, a BE irá lançar vários desafios sobre este tema.
De que estás à espera? Apressa-te a concorrer!
sábado, outubro 22 | Publicada por Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da Escola Básica 2,3 Luís de Sttau Monteiro à(s) 11:33 0 comentários
Etiquetas: Concursos
