Mostrar mensagens com a etiqueta Trabalhos dos alunos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Trabalhos dos alunos. Mostrar todas as mensagens

DEZEMBRO - Top Frequência


Prémios de frequência - 1.º período


Como habitualmente, foram entregues os prémios de frequência relativos ao 1.º período letivo.
Parabéns aos vencedores!




Esperamos continuar a ver-vos por cá!

NOVEMBRO - Halloween


Halloween – Concursos

 


E, para terminar o mês de outubro, a Biblioteca foi “invadida” por chapéus, fantasmas e muito mais … que acrescentaram muita cor e mistério à biblioteca.

O grande número de alunos que aderiram ao concurso lançado pelos professores de Inglês e a qualidade dos trabalhos dificultou a tarefa do júri. Mas, nem todos podiam ganhar!

 Parabéns pela vossa criatividade e participação!
 

Dia Mundial do Livro – Loures, um Conc/selho para a Leitura

O livro como espaço de liberdade foi o tema geral que presidiu às atividades realizadas no dia 23 de abril, associando-se, assim, a celebração do livro às comemorações dos 40 anos do 25 de abril.
Foi com grande empenho e entusiasmo que, ao longo do dia, alunos e professores participaram nas seguintes atividades:

-VIVER O LIVRO, ACORDAR ABRIL 
Foi com grande alegria que os alunos da EB 2/3 Luís de Sttau Monteiro receberam, na biblioteca, duas turmas da EB1nº2 de Loures para em conjunto festejarem este dia. Os alunos do 4ºE presentearam-nos com a leitura de vários poemas alusivos às temáticas da amizade, da solidariedade e da liberdade e com os seus Testemunhos de Leitura, apresentando aos colegas livros que já tinham lido e que foram significativos na sua vida. Apresentaram, ainda, uma belíssima coreografia, Bora lá LER!, procurando  motivar a assistência para a importância da leitura. Estão de parabéns os alunos e as professoras Maria José Barros e Carla Silva que em contexto de sala de aula e em articulação com a BE trabalharam com os alunos.
De seguida, foram entregues os diplomas e os prémios aos três alunos que mais livros requisitaram para leitura domiciliária e aos três alunos que mais leram na BE desde o início do ano até ao final do 2º período. Parabéns, Mário Oliveira (CEF Cozinha), Maria Leonor Jesus (8ºC), Ana Margarida Jesus (8ºC), Cristiana Matias (7º E), Carolina Simões (5ºF) e Mariana Dias (5ºJ).
No final, a encarregada de educação, Carla Flores Clara, cativou todos os presentes com a leitura expressiva da obra de Lídia Jorge, O grande voo do pardal: Uma história simples e bela na qual emergem os grandes temas da amizade e da liberdade.

Obrigada, Clara Flores Clara, por esta partilha.

-FLASHMOB PARA A LEITURA
Por volta das 13.15m, o recinto exterior encheu-se de alunos, professores e funcionários para assistirem ao Flasmob para a Leitura que contou com a participação de cerca de 120 alunos, do 4ºano da EB1/JI de Loures e da EB 2/3 Luís de Sttau Monteiro. Um agradecimento especial ao professor Nelson Antunes e à professora Isabel Praça que com grande empenho prepararam esta atividade. 
Aqui vos deixamos um pequeno filme.

Oficinas de Escrita Criativa

Nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, os 250 alunos do 6.º ano tiveram o privilégio de participar nas dez sessões de Escrita Criativa que decorreram na biblioteca, dinamizadas pelas formadoras Elsa Serra e Leonor Tenreiro. Foi com muito entusiasmo e empenho que os alunos aceitaram os exercícios propostos para criar histórias de uma forma diferente. “Deitaram as mãos à obra”: jogando com as palavras, com imaginação e criatividade, cada um escreveu a sua história que, no final, pode partilhar com o grupo.
No final, muitos alunos disseram: “Hoje, escrevemos de outra maneira!”
Agradecemos à Elsa Serra e à Leonor Tenreiro pelos ensinamentos que nos trouxeram e pelos bons momentos partilhados.

E, nesta apresentação, deixamos registos desses momentos…

Natal na Biblioteca!

Este ano, o Natal foi muito especial na BE. Além das habituais decorações natalícias, a Árvore de Natal foi decorada com os trabalhos realizados pelos alunos em CD reciclados. Pedimos-lhes que desenhassem num círculo do tamanho de um CD a capa de um livro que existisse na Biblioteca e que depois o colassem num CD.
A nossa árvore dos livros ficou espetacular! Obrigada aos alunos que, com tanto empenho e entusiasmo, quiseram colaborar!

Halloween – Concursos

Witch hat and Jack O’ Lantern Contests


E, para terminar o mês de outubro, a Biblioteca foi “invadida” por abóboras e chapéus que acrescentaram muita cor e mistério à biblioteca. Livros e filmes misteriosos e “arrepiantes” fizeram parte da “ementa” dos utilizadores.
O grande número de alunos que aderiram ao concurso lançado pelos professores de Inglês e a qualidade dos trabalhos dificultou a tarefa do júri. Mas, nem todos podiam ganhar!

Vencedores
1ºlugar – Marta Lopes, Mariana Simões e Pedro Oliveira -5ºC
2ºlugar – Nicole Domingues – 6ºA
3ºlugar – Gonçalo Tusto -  5ºC

Parabéns pela vossa criatividade e participação!


Aqui vos deixamos uma apresentação…

Dia Mundial da Música -1 de outubro

Celebrar a Música foi uma ótima forma de começarmos o mês destinado às Bibliotecas Escolares. Em parceria com a professora de Educação Musical, Maria José Barros, os alunos leram livros sobre esta temática, fizeram biografias de músicos célebres e escreveram pensamentos e pequenos textos sobre o significado que a música tem para si. Com os materiais produzidos decoraram um bonito painel na biblioteca.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Outras atividades realizadas

Aqui fica a apresentação de mais algumas atividades realizadas no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Oficina da Escrita - Biblioteca Escolar: Uma Porta Para a Vida

A vencedora foi a aluna Marta Lopes do 5.ºC com o bonito texto que vos deixamos para ler. 
Parabéns, Marta! Continua a escrever…


Festa da Poesia




A Festa da Poesia, realizada no âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, decorreu no dia 4 de junho na Biblioteca Municipal José Saramago. Constituiu um momento significativo de um processo que se iniciou no 1.º período com as sessões de formação “Estendal de Poesia” para professores e alunos, e que continuou no 2.º período com o Concurso de Poesia, no qual se pretendeu estimular a escrita poética associada à consolidação de hábitos de leitura.
Deu-se início à sessão com a entrega dos diplomas aos 180 alunos que participaram no concurso com 200 poemas. De seguida foram divulgados os vencedores e entregues os respetivos prémios e diplomas. Para finalizar, pudemos assistir a uma performance com declamação dos poemas premiados e música incluída, por Cristina Estrompa, Pedro Capelas e Fernando von Trina (Grupo O Seu Contrário).
Foi motivo de orgulho podermos contar com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Pedro Domingues, da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Helena Araújo, e ainda dos representantes de três dos patrocinadores, as Juntas de Freguesia de Loures e Lousa e a Caixa Geral de Depósitos, aos quais publicamente agradecemos. A sala encheu-se de alunos, professores, pais e encarregados de educação e representantes das associações de pais que, de forma entusiástica, participaram na sessão. De facto, a celebração da POESIA aconteceu!

Até ao dia 22 de junho, no átrio da Biblioteca Municipal José Saramago, estarão expostos todos os poemas admitidos, bem como os trabalhos produzidos nas sessões de formação “Estendal de Poesia”.

Parabéns a todos os alunos envolvidos, particularmente aos vencedores que passamos a divulgar, com o título dos respetivos poemas:

1.º Ciclo – Escalão A
1.º Rafael Almeida - 4ºC - O sonho
2.º Paulo Oliveira - 4º C - Gargalhadas
3.º Joana Teixeira - 4ºC – A escola
Menção honrosa – João Mª Lourenço - 4ºC - WC

2ºCiclo - Escalão B
1º Inês Silva - 5ºB - O céu e eu
2º Mariana Eira - 5ºB - Ir à Lua
3º Rodrigo Teixeira - 5ºB - Voar

3ºCiclo - Escalão C
1º Ana Patrícia Cândido - 9ºF - Ensaio sobre a Beleza
2º Miriam Oliveira - 9ºC - Vida invulgar aos quinze
3º João António Ferreira - 9ºA - Pai, estarás sempre comigo
Menção honrosa - Joana Fonseca - 7ºF - Irmão de Coração

Eis os poemas premiados:

Concurso "Broomsticks and Pumpkins" - resultados




Foram muitos os alunos que quiseram participar no concurso de Halloween. Surgiram trabalhos muito originais e criativos, por isso o júri teve uma difícil tarefa: escolher os melhores.
Os vencedores foram:
Vassouras
1º Lugar – Sara Capucho e Maria Pinéu– 5ºB

2º Lugar – Guilherme Silva – 5ºB

3º Lugar – Rita Cardoso – 5ºB
Abóboras
1º Lugar – Beatriz Santos – 9ºC

2º Lugar – Felipe Marques – 5ºI

3º Lugar – Nicole Domingues – 5ºA

Parabéns!

Concurso "Da Imagem à Escrita"- Semana dos Afetos

Embora já com algum atraso, não quisemos deixar de divulgar os textos dos alunos vencedores deste concurso que decorreu, em fevereiro, dedicado ao tema do Amor.

1º lugar: Sandro-6ºB
2º Lugar: Rita Coutinho - 6ºB
3º Lugar (em exaequo): Miguel Correia e Mariana Neves do 6º C.

Estão de parabéns vencedores e todos os trinta alunos que participaram
.

Afetos
View more documents from BESttau.

Escritor Patrono da Turma

Esta actividade, que iniciámos neste ano lectivo, decorreu com muito entusiasmo e empenho por parte de alunos e professores. As turmas que participaram elegeram o seu escritor patrono e, ao longo do ano, desenvolveram trabalhos sobre ele. Estiveram envolvidas 31 turmas (cerca de 775 alunos) e 35 professores. O balanço foi muito positivo, tendo a qualidade e a diversidade dos trabalhos produzidos excedido largamente as nossas expectativas iniciais. Sem dúvida, uma iniciativa a manter para o próximo ano lectivo!
Mostramos um pequeno slideshow com alguns dos trabalhos mais significativos.

Entrevista imaginária à escritora Maria Teresa Maia Gonzalez

Todos os trabalhos sobre a vida e a obra de Maria Teresa Gonzalez foram um bom contributo para conhecermos melhor a autora.
Pela originalidade, divulgamos aqui o trabalho realizado pelas alunas Adriana Rebelo, Ana Raquel Pinto e Inês Mourão do 8.º B - uma bem conseguida entrevista imaginária à escritora.

Parabéns às autoras!










- Como se chamam os seus melhores amigos?
- Gaspar e Mariana.
- Quando começou a escrever?
- Era Quase Adolescente.
- Qual a profissão que queria ter quando era pequena?
- O Guarda da Praia.
- Qual é o seu satélite preferido?
- A Lua de Joana.
- Se pudesse dar outro nome à Bíblia qual escolheria?
- Histórias com Jesus.
- Qual a frase mais bonita que lhe disseram?
- Voa comigo.
- Se escrevesse um livro ao seu filho, que nome lhe daria?
- Recados da Mãe.
- Quais as pessoas mais importantes da sua vida?
- Pedro e o Papa.
- Quais são as suas melhores recordações?
- As Noites no Sótão.
- Qual é o seu tipo de arte preferido?
- Retratos Imperfeitos.
- Qual foi a maneira mais esquisita de a cumprimentarem?
- Com Um Beijo no Pé.
- Qual o nome do seu primeiro namorado?
- Pedro, Olhos de Águia.
- Qual a sua alcunha quando era pequena?
- O Geniozinho.
- O que mais detesta?
- Dietas e Borbulhas.