Mostrar mensagens com a etiqueta Poesia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Poesia. Mostrar todas as mensagens

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Outras atividades realizadas

Aqui fica a apresentação de mais algumas atividades realizadas no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Oficina da Escrita - Biblioteca Escolar: Uma Porta Para a Vida

A vencedora foi a aluna Marta Lopes do 5.ºC com o bonito texto que vos deixamos para ler. 
Parabéns, Marta! Continua a escrever…


Festa da Poesia




A Festa da Poesia, realizada no âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, decorreu no dia 4 de junho na Biblioteca Municipal José Saramago. Constituiu um momento significativo de um processo que se iniciou no 1.º período com as sessões de formação “Estendal de Poesia” para professores e alunos, e que continuou no 2.º período com o Concurso de Poesia, no qual se pretendeu estimular a escrita poética associada à consolidação de hábitos de leitura.
Deu-se início à sessão com a entrega dos diplomas aos 180 alunos que participaram no concurso com 200 poemas. De seguida foram divulgados os vencedores e entregues os respetivos prémios e diplomas. Para finalizar, pudemos assistir a uma performance com declamação dos poemas premiados e música incluída, por Cristina Estrompa, Pedro Capelas e Fernando von Trina (Grupo O Seu Contrário).
Foi motivo de orgulho podermos contar com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Pedro Domingues, da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Helena Araújo, e ainda dos representantes de três dos patrocinadores, as Juntas de Freguesia de Loures e Lousa e a Caixa Geral de Depósitos, aos quais publicamente agradecemos. A sala encheu-se de alunos, professores, pais e encarregados de educação e representantes das associações de pais que, de forma entusiástica, participaram na sessão. De facto, a celebração da POESIA aconteceu!

Até ao dia 22 de junho, no átrio da Biblioteca Municipal José Saramago, estarão expostos todos os poemas admitidos, bem como os trabalhos produzidos nas sessões de formação “Estendal de Poesia”.

Parabéns a todos os alunos envolvidos, particularmente aos vencedores que passamos a divulgar, com o título dos respetivos poemas:

1.º Ciclo – Escalão A
1.º Rafael Almeida - 4ºC - O sonho
2.º Paulo Oliveira - 4º C - Gargalhadas
3.º Joana Teixeira - 4ºC – A escola
Menção honrosa – João Mª Lourenço - 4ºC - WC

2ºCiclo - Escalão B
1º Inês Silva - 5ºB - O céu e eu
2º Mariana Eira - 5ºB - Ir à Lua
3º Rodrigo Teixeira - 5ºB - Voar

3ºCiclo - Escalão C
1º Ana Patrícia Cândido - 9ºF - Ensaio sobre a Beleza
2º Miriam Oliveira - 9ºC - Vida invulgar aos quinze
3º João António Ferreira - 9ºA - Pai, estarás sempre comigo
Menção honrosa - Joana Fonseca - 7ºF - Irmão de Coração

Eis os poemas premiados:

Ateliês de Poesia

No âmbito do Projeto “Eu vou à Biblioteca”, e antecedendo o lançamento da iniciativa Concurso de Poesia, realizaram-se seis oficinas de leitura e escrita (Estendal de Poesia), as quais envolveram 125 alunos e trinta professores.

Tendo em conta a avaliação feita por alunos e professores podemos concluir que o balanço desta atividade é bastante positivo, dando-se cumprimento aos seus principais objetivos: Sensibilizar/formar para a leitura e a escrita poética e valorizar a Poesia como expressão literária.
Todos os poemas produzidos farão parte do nosso “Estendal de Poesia” que oportunamente será exposto na Biblioteca.
Parabéns a todos os alunos pelo empenho e criatividade que colocaram na elaboração e apresentação dos poemas.
Agradecemos, também, ao Grupo Sotão, pelo profissionalismo e entusiasmo com que dinamizaram as sessões.

E agora, todos os alunos estão convidados a participar no Concurso de Poesia, o qual, teve, já, inicio a 7 de janeiro e terminará a 30 de abril.

Aqui fica a apresentação de alguns momentos dos ateliês.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free picture slideshow made with Smilebox

Concurso de Poesia

No âmbito do Projeto Eu vou à Biblioteca, divulgamos o regulamento do Concurso de Poesia, destinado aos alunos das escolas com biblioteca do agrupamento. Poderão concorrer os alunos dos 3.º e 4.º anos, e do 2.º e 3.º ciclos. Haverá bons prémios para os três primeiros classificados em cada escalão.
Leiam com atenção o regulamento. Em caso de dúvida, contactem os vossos professores de Português ou a equipa da Biblioteca Escolar.
A partir de hoje, contamos com os vossos trabalhos, porque imaginação e criatividade não vão faltar, com certeza!