Encontro com Iva Delgado

A Herança da Luz

Existem tempos e lugares
Sobre os quais cai uma enorme sombra,
Uma noite imensa e escura,
Uma noite que cresce alimentada pela sua própria escuridão,
Uma noite disfarçada de Destino.

São tempos e lugares de desnorte
Tudo está certo ao contrário com uma aparente simplicidade
E nasce um cansaço fundo,
De muitas dores caladas
Em que a maior prisão, essa, é o próprio Medo.

Foi a tua voz que se fez ouvir com o poder imenso da Verdade,
Foste tu que transformaste a coragem em compromisso para além da vida,
Foi contigo que as consciências acordaram,
Foi no teu exemplo que se incendiou a dignidade que se julgava perdida.

Nós,
Agora,
Finalmente livres,
Livres que nem percebemos que o somos porque o fomos sempre,
Sabemos que na luz de todas as alvoradas está escrito o teu nome
Límpido e vertical
Como a própria Liberdade.


Projecto CresSER


Foi com a leitura deste poema dedicado a Humberto Delgado, que, no dia 28 de Maio, recebemos Iva Delgado, como já anteriormente tínhamos informado.

O Encontro contou com a participação dos alunos do Projecto CresSer no âmbito da Educação Para a Cidadania, e das turmas D e F do 9ºAno que, nas aulas de História, estudaram a vida do general Humberto Delgado e o papel que este desempenhou no contexto do Estado Novo. Os alunos participaram de forma entusiasta e empenhada, com a leitura de poemas dedicados ao General, com a projecção de um powerpoint sobre a sua vida e colocando questões à convidada. A aluna Marina Martins, do 8ºB, tocou e cantou as canções "Não sou o único" dos Xutos e Pontapés e "Vejam bem", de Zeca Afonso.

Sentimos que tivemos o privilégio e a oportunidade de ouvir contar testemunhos e episódios por parte de alguém que privou de tão perto com o General Sem Medo - a sua própria filha. Com simplicidade e empatia, conseguiu fazer sentir aos presentes o que foi a ditadura, a guerra colonial, a emigração, o medo, e sensibilizá-los para a importância dos valores da Liberdade e da Cidadania. No final, representantes das turmas ofereceram à convidada um quadro (9.º F), um postal colectivo (9.ºD) e os textos dos poemas lidos na sessão.

Expressamos o nosso agradecimento à Drª Iva Delgado por ter partilhado connosco um pouco dessa herança pessoal, tão importante, da qual é portadora.

0 comentários: